Do UOL, em São Paulo
O Atlético-PR manteve a boa fase no Brasileirão ao derrotar o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada. O resultado mantém o time paranaense com chances de alcançar uma vaga na Libertadores. O único gol do duelo foi marcado pelo zagueiro Léo Pereira, na etapa final.
Com a 12ª vitória seguida como mandante no Campeonato Brasileiro - um recorde na era dos pontos corridos -, o Atlético-PR chegou aos 53 pontos, três a menos que o Atlético-MG, o sexto colocado.
O Corinthians, por sua vez, foi derrotado pela 15ª vez no Brasileirão e estacionou nos 43 pontos, seis a mais que o América-MG, o primeiro time da zona de rebaixamento. A equipe do técnico Jair Ventura ocupa a 12ª posição e pode perder a posição para o Fluminense, que entra em campo nesta quinta-feira para medir forças com o Bahia fora de casa.
O Corinthians volta a campo no próximo domingo para enfrentar a Chapecoense. O jogo será em Itaquera e terá início às 19h (de Brasília). Já o Atlético-PR recebe o Ceará na Arena da Baixada, no mesmo dia - o duelo começará às 17h.
O melhor: Cássio
Apesar de não impedir o gol de cabeça de Léo Pereira, o goleiro corintiano se destacou mais uma vez. No primeiro tempo, Cássio fez duas defesas em chutes fortes de Pablo. Na etapa final, o arqueiro salvou o Corinthians em finalizações de Nikão e Rena Lodi.
O pior: Léo Santos
O zagueiro não fez um jogo ruim quando defendeu e marcou. Mas, novamente, o jovem zagueiro pecou na saída de bola, como já havia feito na final da Copa do Brasil. Em um lance equivovado, Ralf tentou consertar o erro e acabou levando cartão amarelo por cometer uma falta por trás.
Primeira chance é corintiana
Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians se lançou ao ataque logo nos primeiros segundos. Antes mesmo de o jogo completar um minuto, o time alvinegro conseguiu um escanteio pela direita. Jadson cobrou e viu Danilo desviar com perigo no primeiro pau. A bola passou rente à trave e quase foi tocada por Ralf antes de sair.
Linha de passe
A equipe do técnico Jair Ventura manteve o ímpeto na Arena da Baixada. Aos 12 minutos, o Corinthians construiu uma jogada de pé em pé. Pedrinho tocou para Jadson, recebeu de volta e tabelou novamente com Mateus Vital. O meia-atacante corintiano recebeu de volta e concluiu na entrada da área. O goleiro Santos fez a defesa com dificuldade.
Atlético-PR melhora
Atrás da vitória para ficar perto do G-6, o Atlético-PR conseguiu tomar as rédeas da partida a partir da metade do primeiro tempo. Mesmo assim, o time do treinador Tiago Nunes se mostrou sem criatividade no meio-campo e pouco chegou na área do Corinthians. As duas melhores chances vieram na bola parada, em chutes de longe de Pablo. Nas duas ocasiões, Cássio espalmou a bola para frente.
Bola parada resolve
Assim como aconteceu no primeiro tempo do duelo, o Atlético-PR levou perigo à meta corintiana por meio da bola parada. Foi assim, inclusive, que o time rubro-negro abriu o placar na Arena da Baixada. Raphael Veiga conbrou escanteio aos sete minutos para a cabeçada certeira do zagueiro Léo Pereira.
Corinthians quase empata aos 43
Depois de o Corinthians sofrer o gol na bola área, o técnico Jair Ventura fez alterações na equipe. Primeiro, colocou Clayson na vaga de Mateus Vital. Em seguida, trocou a dupla de volantes - saíram Ralf e Araos para as entradas de Emerson Sheik e Araos, respectivamente. O atacante teve a melhor chance corintiana no jogo, aos 43 minutos. No lance, Sheik matou a bola após um cruzamento de Clayson, mas foi desarmado no momento do chute.
Torcedores corintianos entram na Arena da Baixada
Ao contrário do que ocorreu durante todo o Brasileirão, os torcedores do Corinthians conseguiram assistir à partida nas cadeiras da Arena da Baixada, mesmo com o clube paranaense não cedendo espaço à torcida visitante. Para "furar" a regra, os corintianos chegaram juntos ao estádio e entraram no estádio em conjunto. Assim, o espaço foi criado. Cerca de 1,5 mil estiveram no local.
Recorde batido
Com a vitória, o Atlético-PR igualou um recorde na era dos pontos corridos. O time de Tiago Nunes agora soma 12 vitórias consecutivas como mandante no Brasileirão, mesmo número alcançadao pelo Santos na edição de 2015 da competição.
Jair repete o time pela 1ª vez
Pela primeira vez desde que chegou ao Corinthians, o técnico Jair Ventura conseguiu repetir a escalação do time alvinegro que derrotou o Vasco por 1 a 0 no último sábado, em Itaquera. Havia a possibilidade de o lateral esquerdo Carlos Augusto ser escalado na vaga de Danilo Avelar, mas o técnico preferiu dar um descanso ao atleta, que defendeu a seleção brasileira sub-20 na última terça-feira.
Foto: REINALDO REGINATO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO (via UOL)
Danilo é apresentado no Vila Nova e promete conquistar respeito de rivais
08/01/2019Goiás quer retorno de Danilo e pretende iniciar conversas na próxima semana
15/12/2018Em ano fora do comum, Corinthians se apegou aos experientes para não cair
06/12/2018Em noite de adeus, Corinthians empata com a Chape e escapa do rebaixamento
25/11/2018Atlético-PR derrota o Corinthians em casa e mantém chances de alcançar G-6
21/11/2018