Treinador italiano inicia seu trabalho à frente do selecionado brasileiro. Foto: CBF/TV/Reprodução

Treinador italiano inicia seu trabalho à frente do selecionado brasileiro. Foto: CBF/TV/Reprodução

Um dia após chegar ao Brasil, o italiano Carlo Ancelotti, novo treinador da Seleção Brasileira, anunciou a convocação do elenco que tem dois compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: fora diante do Equador no dia 5 de junho, e em casa (na Neo Química Arena), contra o Paraguai, dia 10 de junho, jogos válidos pela 15ª e 16ª rodadas. Foram chamados 25 atletas.

O evento, com a presença da imprensa especializada, contou com apresentação do jornalista Fábio Seixas, e aconteceu no Hotel Grand Hyatt da Barrra da Tijuca (RJ).

Neymar, do Santos, não foi convocado, e a principal surpresa veio já na posição de goleiro, com a inclusão de Hugo Souza, do Corinthians, que compõe a posição ao lado de Alisson e Bento. 

Outro nome que chamou atenção, embora já era aventado nos bastidores, foi o de Casemiro (Manchester United), que retorna à seleção após um hiato de um ano e sete meses. 

Estêvão, que vem se destacando pelo Palmeiras, e em breve estará no Chelsea (Inglaterra), foi um dos atacantes presentes na lista do treinador.

Apenas três clubes brasileiros tiveram nomes nesta primeira convocação de Ancelotti: o Flamengo (cinco jogadores) e o Corinthians e o Palmeiras (um cada).

O Brasil ocupa a quarta posição das Eliminatórias Sul-Americanas, com 21 pontos. A Argentina lidera com folga, com 31 pontos, oito a mais que o Equador, segundo colocado. A terceira posição é do Uruguai, com 21 pontos.

Após estes dois primeiros jogos, já sob o comando de Ancelotti, restarão apenas mais dois jogos para o Brasil nas Eliminatórias: em casa contra o Chile (04/09) e fora contra a Bolívia (09/09).

O último confronto do Brasil foi a vexatória goleada sofrida para a Argentina em Buenos Aires (4 a 1), resultado que custou o cargo de Dorival Júnior, hoje no Corinthians.

Ancelotti, de 65 anos, desligou-se do Real Madrid recentemente, após ter colecionado diversos títulos comandando a equipe merengue, incluindo três da Liga dos Campeões. Ele recebeu das mãos de Luis Felipe Scolari um agasalho da Seleção branco, como o que era utilizado por Zagallo (1931-2024). Felipão desejou boa sorte ao novo treinador do Brasil e o abraços efusivamente.

O novo presidente da CBF, Samir Xaud, teve sua primeira aparição como novo mandatário da instituição, iniciando a apresentação de Ancelotti, seguido por Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das seleções masculinas do Brasil.

A LISTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA CONVOCADA POR CARLO ANCELOTTI PARA OS JOGOS CONTRA O EQUADOR E O PARAGUAI PELAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

GOLEIROS: Allison (Liverpool), Bento (Al Nassr), Hugo Souza (Corinthians).

DEFENSORES: Alexsandro (Flamengo), Alexsandro Ribeiro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo).

MEIAS: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo).

ATACANTES: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinicius Jr. (Real Madrid).

Últimas do seu time