Nos jornais do Brasil e do mundo permanece a confusão na hora de dar qualquer notícia

Nos jornais do Brasil e do mundo permanece a confusão na hora de dar qualquer notícia

Os veículos de comunicação de todo o mundo estão em conflito na hora de se referir ao Catar, sede da próxima Copa do Mundo, em 2022, e país convidado pela Conmebol para disputar excepcionalmente a Copa América, aqui no Brasil.
 
Afinal, é Catar ou Qatar?
 
O blog `Futebol Etc` consultou alguns especialistas e foi orientado a escrever com C. "Em bom português” - disse-me um deles - "escreva Catar. Esse é o nosso exônimo, expressão pela qual um nome próprio é conhecido em outra língua".
 
Qatar  é a forma utilizada em inglês. Por isso, nas publicidades da Fifa para a Copa de 2022, tudo é escrito com Q. 
 
Você certamente se perguntará: o que os árabes acham dessa discussão? Em primeiro lugar, é preciso dizer que, no alfabeto árabe, Catar se escreve de uma forma que nenhum de nós vai compreender.  
 
Mas quando eles vão escrever no alfabeto convencional, acabam também usando Q, para seguir na mesma linha do inglês, que é quase uma linguagem universal.
 
O fato é que, no último domingo o Catar (sim, vou escrever com C) virou notícia após protagonizar a primeira zebra da Copa América, ao arrancar um empate com o Paraguai. Nos jornais do Brasil e do exterior, permanece a confusão na hora de dar a notícia, como você pode ver nesse quadro ao lado.
 
E POR FALAR NO CATAR...
Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira (horário europeu), em Paris, para depor por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022. O ex-jogador francês, de 63 anos, era um dos investigados em operação que averigua possíveis irregularidades na escolha do Catar como sede do próximo Mundial da Fifa. 
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 3a feira
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
Maradona perde a paciência: “Até Tonga hoje em dia pode vencer a Argentina”
 
Senado discutirá indenização para as vítimas da tragédia da Chapecoense
 
 Xuxa mostra o quanto é ingrata ao Rei Pelé, que deu-lhe a chance de tornar-se a ‘Rainha dos Baixinhos”
 
Barça quer pagar  € 285 milhões por Neymar e destrói a tese de que o brasileiro estaria desvalorizado 
 

Últimas do seu time