Nos jornais do Brasil e do mundo permanece a confusão na hora de dar a notícia

Nos jornais do Brasil e do mundo permanece a confusão na hora de dar a notícia

Os veículos de comunicação de todo o mundo estão em conflito na hora de se referir ao Catar, sede da próxima Copa do Mundo, em 2022, e país convidado pela Conmebol para disputar excepcionalmente a Copa América, aqui no Brasil.
 
Afinal, é Catar ou Qatar?
 
O blog `Futebol Etc` consultou alguns especialistas e foi orientado a escrever com C. "Em bom português” - disse-me um deles - "escreva Catar. Esse é o nosso exônimo, expressão pela qual um nome próprio é conhecido em outra língua".
 
Qatar  é a forma utilizada em inglês. Por isso, nas publicidades da Fifa para a Copa de 2022, tudo é escrito com Q. 
 
Você certamente se perguntará: o que os árabes acham dessa discussão? Em primeiro lugar, é preciso dizer que, no alfabeto árabe, Catar se escreve assim: ???.  
 
Entendeu, não, né? Mas quando eles vão escrever no alfabeto convencional, acabam também usando Q, para seguir na mesma linha do inglês, que é quase uma linguagem universal.
 
O fato é que, no último domingo o Catar (sim, vou escrever com C) virou notícia após protagonizar a primeira zebra da Copa América, ao arrancar um empate com o Paraguai. Nos jornais do Brasil e do exterior, permanece a confusão na hora de dar a notícia, como você pode ver nesse quadro ao lado.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 3a feira
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
Maradona perde a paciência: “Até Tonga hoje em dia pode vencer a Argentina”
 
Senado discutirá indenização para as vítimas da tragédia da Chapecoense

Últimas do seu time