Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos tiveram anos bem diferentes uns dos outros. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos tiveram anos bem diferentes uns dos outros. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O ano de 2023 se encerra neste domingo (31) e os clubes paulistas já se preparam para 2024. O ano foi ótimo para alguns e péssimo para outros. Assim, relembre abaixo os principais jogos da temporada para Palmeiras, Corinthians São Paulo e Santos — sejam eles memórias boas ou ruins.

Palmeiras

Em 2023, mais uma vez o Palmeiras colocou ainda mais taças em sua prateleira. O time terminou como campeão da Supercopa, campeão do Paulista e campeão do Brasileirão.

Apesar do dia da entrega da taça ser sempre especial, é possível colocar como principal momento do ano a virada histórica por 4 a 3 sobre o Botafogo, fora de casa, após sair por três gols de desvantagem.

Naquela altura, os cariocas lideravam a tabela, e a virada representou um duríssimo golpe na moral alvinegra. O Palmeiras se aproveitou disso e foi buscar uma taça que já parecia improvável.

São Paulo

Para o São Paulo, não há dúvida nenhuma sobre o jogo mais marcante de 2023. Nesta temporada, sob o comando de Dorival Júnior, o time do Morumbi conseguiu finalmente colocar em sua galeria a taça que faltava.

Foi campeão da Copa do Brasil em final disputada contra o Flamengo. O jogo de volta da decisão, no Morumbi abarrotado, com direito a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, sem dúvidas ficará para sempre marcado na memória do torcedor são-paulino.

Corinthians

Entre os rivais, o Corinthians foi o que fez o ano mais tímido. O Timão não conseguiu nenhum título e chegou a brigar para não cair em dado momento no Brasileirão. Ainda assim, é possível colocar o jogo contra o Atlético-MG, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, como dos mais emocionantes do ano.

Após ser derrotado na partida de ida, em Minas Gerais, por 2 a 0, o Corinthians foi buscar a vitória improvável dentro de casa pelo mesmo placar e levou o jogo para as penalidades. Nas cobranças, deu Timão.

Santos

Entre os quatro grandes paulistas, sem dúvidas o Santos foi o que viveu a pior temporada. O time, aliás, fez o pior ano de sua história e acabou rebaixado de forma inédita à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

O jogo que culminou a queda ficará para sempre marcado para o santista. Diante do Fortaleza, na Vila Belmiro, pela última rodada do Brasileirão, o Santos dependia apenas de si mesmo para evitar o rebaixamento. Ainda assim, acabou superado por 2 a 1 e decretou o maior vexame de sua centenária história.

Últimas do seu time