Árbitro português se recusou a cumprimentar o Rei do Futebol. Foto: Reprodução

Árbitro português se recusou a cumprimentar o Rei do Futebol. Foto: Reprodução

Pelé (1940-2022), no popular, "cuspiu marimbondos" na tarde de 25 de maio de 1969, dia em que o seu Santos empatou em 1 a 1 com o Corinthians, partida disputada no Morumbi, válida pelo 2º turno do Campeonato Paulista.

Há pouco mais de um ano o Corinthians havia finalmente quebrado o jejum de 11 anos sem vencer o rival da Baixada Santista, e esteve próximo da vitória novamente, após Rivellino abrir o placar aos 3 minutos do segundo tempo.

Porém, Edu, jogando com a camisa 7, marcou de pé direito aos 44 minutos e deixou tudo igual, após receber passe de Pelé. O lance do gol de empate santista, aliás, começou com o zagueiro Djalma Dias, que salvou o segundo gol corintiano em cima da linha.

A partida contou com arbitragem do português Joaquim Fernandes Campos, que deixou a Península Ibérica especialmente para aquela ocasião.

Demonstrando nervosismo, insatisfeito com o trabalho do árbitro, Pelé foi cumprimentá-lo ao término da partida, e o mesmo se recusou a dar a mão para o Rei do Futebol.

"Ô seu mal educado, desculpa de alguma coisa, viu? É um mal educado. É ladrão e mal educado. Fui dar a mão pra ele e ele recusou a mão pra mim", disse Pelé em meio aos repórteres, entre eles o saudoso Juarez Soares (1941-2023) e o também saudoso Geraldo Blota (1925-2009).

ABAIXO, O VÍDEO, COM O GOL DE EMPATE DO SANTOS E O MOMENTO EM QUE PELÉ DISCUTE COM O ÁRBITRO PORTUGUÊS JOAQUIM FERNANDES CAMPOS. IMAGENS DO CANAL "FUTNÁTICO", DO YOU TUBE, COM LOCUÇÃO DE DAN SISTER (BAND).

  

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

CAMPEONATO PAULISTA (2º TURNO)

Data: 25 de maio de 1969 (domingo)

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) - SP

Árbitro: Joaquim Fernandes Campos (de Portugual)
Gols: Rivellino (Corinthians) aos 3 minutos do segundo tempo ; Edu (Santos) aos 44 minutos do segundo tempo.

Público: 26.771 torcedores
Renda: NCr$ 133.535,00 (Cruzeiros Novos)

Corinthians: Lula; Alvacir, Ditão, Luís Carlos, Pedro Rodrigues, Dirceu Alves (Tião Corinthians), Rivellino, Paulo Borges, Servílio (Adnan), Tales e Benê. Técnico: Dino Sani

Santos: Cláudio; Oberdã, Ramos Delgado, Djalma Dias, Rildo, Clodoaldo, Negreiros (Lima), Edu, Toninho, Pelé e Abel. Técnico: Antoninho Fernandes.

Fonte para os dados da ficha técnica: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte.

Últimas do seu time