Coutinho foi o artilheiro da histórica partida. Foto: Divulgação

Coutinho foi o artilheiro da histórica partida. Foto: Divulgação

O Estádio Urbano Caldeira, a popular Vila Belmiro, que completa 108 anos de existência neste sábado (12), teve como maior goleada uma vitória do Santos sobre a Ponte Preta por 12 a 1, jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1959, realizado em 19 de novembro daquele ano.

Curiosamente, o maior artilheiro da história do clube, Pelé (1940-2022), não disputou aquela memorável partida, pois estava lesionado. 

Porém, apesar do importante desfalque, o time comandado pelo treinador Lula contava com outra estrela em franca ascensão, Coutinho, que mesmo com apenas 16 anos foi o responsável por cinco gols santistas. Pepe marcou outros quatro, Aguinaldo fez dois e o outro tento do Peixe foi um gol contra do pontepretano Mingão. Célio fez o gol de honra para o time de Campinas.

A Ponte Preta também acabou sendo a equipe que viu de perto a despedida de Pelé do Santos, também na Vila Belmiro, em 2 de outubro de 1974, também pelo Campeonato Paulista. Mas, naquela ocasião, o placar foi bem mais modesto: Santos 2 x 0 Ponte Preta, gols de Cláudio Adão e Geraldo (contra).

FICHA TÉCNICA DE SANTOS 12 X 1 PONTE PRETA

Campeonato Paulista

Data: 19 de novembro de 1959

Local: Vila Belmiro

Árbitro: Telemaco Pascoal

Público: 3.700 espectadores (estimativa)

Gols: Coutinho (cinco), Pepe (quatro), Aguinaldo (dois) Mingão (contra). Célio fez o gol da Ponte.

Santos: Manga; Dalmo, Pavão; Formiga, Mourão e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Aguinaldo e Pepe. Técnico: Lula.

Ponte Preta: Walter; Mingão e Derém; Wilse, Pitico e Brade; Nivaldo, Paulinho, Célio, Jansen e Dinho. Técnico: Carlito Roberto. 

Informações sobre a ficha técnica da partida: Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento.

Últimas do seu time