Equipe celeste conseguiu garantir seu acesso com boa antecedência. Foto: Staff Images/Cruzeiro

Equipe celeste conseguiu garantir seu acesso com boa antecedência. Foto: Staff Images/Cruzeiro

Depois de amargar três temporadas na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro garantia há exatamente dois anos, com antecedência de sete rodadas, seu retorno à elite nacional, após vencer o Vasco da Gama por 3 a 0, em partida realizada no Mineirão. O treinador cruzeirense na ocasião era o uruguaio Paulo Pezzolano, atualmente no Valladolid (Espanha).

Os tentos celestes foram anotados por Filipe Machado, Edu e Luvanor, e a equipe terminou o certame como campeã, com 78 pontos, 13 à frente do Grêmio, que foi o segundo colocado e também voltou à Série A, após um ano. Bahia e Vasco da Gama foram os outros dois times que também subiram.

Ronaldo Nazário, então o CEO do Cruzeiro, falou dos objetivos do time na ocasião da promoção da equipe.

"Ano que vem (2023) será um ano importantíssimo, nós temos que ficar na Série A para melhorar as nossas finanças, esse vai ser o objetivo, e com certeza faremos um time competitivo", comentou Ronaldo em 21 de setembro de 2022.

No Campeonato Brasileiro de 2023 o Cruzeiro não fez uma campanha das melhores, pelo contrário. A equipe terminou o certame na 14ª colocação, com apenas quatro pontos a mais que o primeiro dos rebaixados, o Santos.

DEPOIS DO ACESSO...

Mas, de lá para cá, a equipe mineira melhorou consideravelmente. sob o comando de Pedro Lourenço, que adquiriu os direitos da SAF cruzeirense. 

No Mineiro de 2023, ainda se reorganizando, foi o quarto colocado. Em 2024, chegou ao vice-campeonato, superado pelo rival Atlético.

No Brasileirão de 2024, passadas 26 rodadas, o Cruzeiro ocupa a sétima colocação, com 41 pontos, e vem de derrota no Mineirão para o São Paulo por 1 a 0 no último domingo (15). 

A equipe jogou na última quinta-feira (19) pela Sul-Americana e conseguiu ótima vantagem no Defensores del Chaco, derrotando o Libertad no jogo da ida por 2 a 0.

O próximo compromisso da equipe comandada por Fernando Seabra no Brasileirão é diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, domingo (22), a partir das 18h30. 

Últimas do seu time