O árbitro José Aparecido de Oliveira observa a cobrança de penalidade, que foi convertida por Célio Silva. Foto: Divulgação/Interncional

O árbitro José Aparecido de Oliveira observa a cobrança de penalidade, que foi convertida por Célio Silva. Foto: Divulgação/Interncional

Foi na quarta edição da Copa do Brasil que o Sport Club Internacional conquistou até hoje o seu único título do torneio, há exatos 32 anos, na decisão disputada no Beira-Rio.

Depois do Fluminense vencer o primeiro jogo da decisão por 2 a 1 nas Laranjeiras, o Inter precisava de uma vitória por um gol para levantar a taça, pois naquela época havia o critério do gol marcado fora de casa. O empate daria o título ao Flu.

E o gol do título colorado aconteceu no final da partida, a dois minutos do encerramento, com o zagueiro Célio Silva, convertendo penalidade máxima bastante contestada pelos tricolores.

Pinga sofreu o pênalti, marcado pelo árbitro José Aparecido de Oliveira (1952-2023). O próprio Pinga, anos depois, confessou que cavou a infração.

Antônio Lopes era o técnico do Inter e Sérgio Cosme comandava o Tricolor.

ABAIXO, LANCES DE INTERNACIONAL 1 X 0 FLUMINENSE, EM 13 DE DEZEMBRO DE 2024, DO CANAL HILHOTA - FUTEBOL ANTIGO

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

DECISÃO DA COPA DO BRASIL DE 1992

INTERNACIONAL 1 X 0 FLUMINENSE (JOGO DA VOLTA)

Data: 13/12/1992
 
Local: Estádio Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
 
Público: 32.722 pagantes
Árbitro: José Aparecido de Oliveira, auxiliado por Ângela Paula Regis Ribeiro e Edie Mauro Garcia Detófoli.
Cartões: Marquinhos (I); Sérgio Manoel, Souza, Ézio, Zé Teodoro e Bobô (F).
Gol: Célio Silva (pênalti), aos 43 minuotos do segundo tempo
 
INTERNACIONAL: Gato Fernández; Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel Franco; Ricardo Costa, Élson (Luciano Souza) e Marquinhos; Maurício, Gérson (Nando) e Caíco. Técnico: Antônio Lopes.
 
FLUMINENSE: Jéfferson; Zé Teodoro, Vica, Souza e Sandro (Carlinhos Itaberá); Lira, Pires, Sérgio Manoel e Bobô; Vágner Aquino e Ézio. Técnico: Sérgio Cosme.

Últimas do seu time