Então no Fluminense, o camisa 10 marcou diante da Alemanha Ocidental. Foto: Reprodução

Então no Fluminense, o camisa 10 marcou diante da Alemanha Ocidental. Foto: Reprodução

A torcida não estava satisfeita na noite de 12 de junho de 1977, quando o Brasil estava perdendo para a Alemanha Ocidental por 1 a 0, gol de Fischer, amistoso disputado no Maracanã.

O time canarinho, então comandado por Cláudio Coutinho (1939-1981), vinha de um empate sem gols diante da Inglaterra no mesmo Maracanã, e fazia sua preparação visando a Copa do Mundo de 1978, na Argentina.

A partida diante dos alemães era a 100ª de Roberto Rivellino pela Seleção Brasileira, e foi justamente ele que arrefeceu os ânimos dos mais de 106 mil torcedores, acertando um belo chute da entrada da grande área alemã com seu portentoso pé esquerdo, aos 42 minutos da etapa final. 

No vídeo abaixo (do canal Futnático, do You Tube), com narração do saudoso Fiori Gigliotti (1928-2006), temos o lance do gol de empate do Brasil, por intermédio de Rivellino, que à época defendia o Fluminense, portanto já bastante ambientado ao gramado do Maracanã.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

BRASIL 1 X 1 ALEMANHA (Amistoso)

Data: 12 de junho de 1977

Local: Maracanã

Público: 106.066

Renda: Cr$ 4.609.060,00 
Gols: Fischer aos 9 minutos do 2º tempo e Rivelino aos 42 minutos do 2º Tempo

BRASIL: Leão, Zé Maria, Luís Pereira, Amaral e Rodrigues Neto; Toninho Cerezo, Rivelino e Zico; Gil (Marcelo Oliveira), Roberto Dinamite e Paulo Cézar Caju. Técnico: Cláudio Coutinho.

ALEMANHA OCIDENTAL: Sepp Maier, Vogts, Kaltz, Russmann e Dietz; Bonhof, Erich Beer (Flohe) e Hölzenbein (Tenhagen); Abramczik, Fischer e Volkert (Rummenigge). Técnico: Helmut Schön. 

Últimas do seu time