Pouco mais de 64 mil espectadores estavam no Maracanã na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, dia em que o Vasco enfrentou o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro de hoje.
À beira do gramado, uma quantidade enorme de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e "penetras", todos ansiosos para assisirem de perto o tão aguardado milésimo gol de Pelé, que nos deixava há exatamente um ano.
Ele estava com 82 anos, e desde 2021 lutava contra um tumor no cólon.
O Vasco abriu o placar com um gol do meia-atacante Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo.
O Santos empatou com um gol contra do zagueiro Renê, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo era tenso, toda vez que Pelé se aproximava da meta adversária com a bola havia a expectativa de gol, até o momento que que o Rei recebeu lançamento de Clodoaldo e dividiu com o zagueiro cruzmaltino Fernando. O árbitro, Manoel Amaro de Lima, já falecido, apontou pênalti imediatamente, sem titubear, para desespero do goleiro argentino Andrada (1939-2019). também já falecido.
A confusão foi grande, com muita reclamação por parte dos jogadores vascaínos, mas alguns minutos depois Pelé tomou distância para a cobrança.
Foram cinco passos até que Pelé tocasse na bola, com o pé direito, no canto esquerdo de Andrada, que saltou bem mas não conseguiu defender. Enquanto Pelé corria para buscar a bola no fundo do gol, o goleiro esmurrava o chão, desesperado.
Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro repórter a entrevistar Pelé, e aparece em diversas fotos feitas ao lado do gol vascaíno, como na imagem acima, de camisa branca e microfone em punho.
Reginaldo Leme, à época repórter do "Estadão", também estava presente, como você pode conferir na imagem abaixo.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé foi transladado do Hospital Albert Einstein com destino a Santos em 2 de janeiro de 2023, onde foi velado no gramado da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, cerimônia aberta ao público que compareceu em grande número
Na sequência, o cortejo transitou pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, em frente à casa de sua mãe, dona Celeste, então com 100 anos.
O corpo foi sepultado na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares, em um local especial, um jazigo dourado que fora construído quatro anos antes, a pedido do próprio Pelé.
O jogo foi paralisado por conta da grande invasão no gramado. Pelé dedicou seu feito histórico para as crianças do Brasil. Placar final: Vasco 1 x 2 Santos.
ABAIXO, EM VÍDEO, O MILÉSIMO GOL DE PELÉ:
CLIQUE NOS NOMES ABAIXO E ACESSE SUAS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
MANOEL AMARO DE LIMA (árbitro da partida)
Rondando o G-4 da Série B, Ceará se encontra com o Operário neste domingo; os times
08/09/2024Morre Darcy, ex-ponta do Guarani e Sport Recife
07/09/2024Saudade: Há sete anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
07/09/2024Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos, com gol e soco no ar
07/09/2024Achados & Perdidos: Há 59 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
07/09/2024