Leandro e Zico puxam a fila rubro-negra na decisão de 1981. Foto: Reprodução

Leandro e Zico puxam a fila rubro-negra na decisão de 1981. Foto: Reprodução

A Copa Libertadores da América de 1981 foi decidida em três jogos, e no último deles, há exataos 43 anos, o Flamengo venceu o Cobreloa (Chile) por 2 a 0, conquistando seu primeiro título do torneio sul-americano, feito que repetiu por outras duas vezes: 2019 e 2022.

Em uma época em que apenas os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro reperesentavam o País na Libertadores, Flamengo e Atlético Mineiro foram as equipes credenciadas para o torneio, e figuraram no mesmo grupo na primeira fase.

O Rubro-Negro eliminou o Galo em um terceiro jogo de desempate, realizado na Fonte Nova (GO), que sequer chegou ao final, aos 37 minutos do primeiro tempo, por conta das cinco expulsões de jogadores atleticanos, pelo árbitro José Roberto Wright.

Depois, na semifinal, o Flamengo se deu melhor diante do Deportivo Cali (Colômbia) e Jorge Wilsterman (Bolívia).

Na outra semifinal, o Cobrelo passou por duas equipes uruguaias: o Nacional e o Peñarol.

A DECISÃO

No primeiro jogo entre Flamengo e Cobreloa, no Maracanã, vitória da equipe carioca por 2 a 1, dois tentos de Zico para o Rubro-Negro, enquanto Merello fez para os chilenos.

Na segunda partida, no Chile, no Estadio Nacional de Santiago, o mesmo Merello fez o único gol na vitória do Cobreloa.

Assim, em mais um encontro no Estádio Nacional de Santiago, em 23 de novembro de 1981, o Flamengo venceu por 2 a , dois gols de Zico.

Campeão da Libertadores, o Flamengo disputou a Copa Toyota (Mundial de Clubes) diante dos ingleses do Liverpool e venceu com facilidade, 3 a 0, dois gols do centroavante Nunes e um do saudoso Adílio (1956-2024).

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUCIANO DO VALLE (1947-2014), OS  GOLS DE COBRELOA 0 X 2 FLAMENGO, TERCEIRO E ÚLTIMO JOGO DECISIVO DA LIBERTADORES DE 1981 

Últimas do seu time