O México, em 2012, ficou com a medalha de ouro, derrotando o time de Mano Menezes

O México, em 2012, ficou com a medalha de ouro, derrotando o time de Mano Menezes

A seleção brasileira de futebol masculino busca neste sábado (20) a conquista da inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, para quebrar o estigma de nunca ter subido ao degrau mais alto do pódio no evento global do esporte.

Até hoje, foram três medalhas de prata (Los Angeles/1984, Seul/1988 e Londres/2012), e duas de bronze (Atlanta/1996 e Pequim/2008). Em uma oportunidade (Montreal/1976), disputou a medalha de bronze mas acabou perdendo para a União Soviética.

Em 1984, com 11 dos 17 jogadores do Internacional-RS, o time comandado por Jair Picerni acabou derrotado na final para a França por 2 a 0. Milton Cruz, Dunga e Luiz Carlos Winck eram alguns dos jogadores colorados na ocasião. Mas o melhor jogador do torneio foi Gilmar "Popoca", meia do Flamengo, um daqueles que reforçou a chamada "Sele-Inter".

A "Sele-Inter", medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Em pé, da esquerda para a direita: Pinga, Gilmar, Mauro Galvão, Ademir, Ronaldo e André Luis. Agachados: Tonho, Dunga, Kita, Gilmar Popoca e Silvinho. Foto: Divulgação

Na Olimpíada seguinte, em 1988 (Seul), a derrota foi para a União Soviética por 2 a 1. O time, que entre outros contava com Taffarel, Neto, Bebeto, João Paulo, André Cruz e Romário, era comandado por Carlos Alberto Parreira.

Amigos de Campinas, João Paulo, Neto e André Cruz estavam no elenco brasileiro que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988. Foto: arquivo pessoal de Neto

Em Londres-2012 a derrota brasileira foi para o México, que fez 2 a 1 (dois gols de Peralta), enquanto Hulk descontou para a equipe comandada por Mano Menezes. O meia Oscar, atualmente no Chelsea, ainda teve a clara oportunidade de empatar no final, mas desperdiçou ao cabecear para longe após cruzamento de Hulk, na pequena área. As duas seleções perseguiam o primeiro ouro olímpico no futebol.

Neymar e Hulk, frustrados com a medalha de prata em Londres-2012. Foto: UOL

Aproveitando, seguem abaixo os principais momentos da partida disputada no Estádio de Wembley em 11 de agosto de 2012, com narração de Christian Martinoli, da TV Azteca, do México.

Últimas do seu time