Árbitro carioca, que morreu em 2014, teve grandes atuações mas ficou marcado por falhas

Árbitro carioca, que morreu em 2014, teve grandes atuações mas ficou marcado por falhas

Um dos mais famosos e certamente o mais polêmico árbitro brasileiro de futebol em todos os tempos, Armando Marques completaria 95 anos nesta quinta-feira (6). 

O carioca Armando Marques, que morreu em decorrência de um problema renal no dia 16 de julho de 2014, em que pesem a seu favor grandes atuações, incluindo em duas copas do mundo (1970 e 1974), teve algumas passagens que marcaram negativamente sua longa jornada nos gramados, sobretudo duas que aconteceram no Estádio do Morumbi, ambas em decisões de campeonatos paulistas (1971 e 1973), e também na final do Campeonato Brasileiro de 1974, no Maracanã.

GOL LEGAL DE LEIVINHA

Em 27 de junho de 1971, o São Paulo liderava o Paulistão com 34 pontos, um a mais que o Palmeiras, e precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão.

Toninho Guerreiro, centroavante tricolor, abriu o placar no primeiro tempo, o que deu mais tranquilidade à equipe do Morumbi, então treinada por Oswaldo Brandão.

Tudo certo, gol normal de Toninho Guerreiro, mas o Palmeiras foi buscar o empate na etapa final e, com o gol, certamente reacenderia as esperanças esmeraldinas para uma virada.

Eurico, lateral-direito do Palmeiras, cruzou a bola e Leivinha escorou de cabeça, da entrada da pequena área, inapelável para Emerson Leão. Porém, apesar da clara cabeçada do camisa 8 alviverde, Armando Marques alegou que o toque havia sido de mão e anulou o tento da equipe dirigida por Mario Travaglini.

Dulcídio Wanderley Bosquilia, bandeirinha daquela partida, correu para o centro do gramado confirmando o gol, mas Armando Marques foi irredutível e manteve sua decisão. Dulcídio, após o término da partida, confirmou que o gol foi legal, o que irritou profundamente Armando Marques, que o chamou de desleal.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE ORLANDO DUARTE, ENTÃO NA TV CULTURA, OS GOLS DE TONINHO GUERREIRO E DE LEIVINHA, ESTE ANULADO POR ARMANDO MARQUES NA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1971, NO MORUMBI

ERRO NA CONTAGEM DOS PÊNALTIS...

Em 26 de agosto de 1973, outro grande erro de Armando Marques, mais uma vez em decisão de Campeonato Paulista, que reuniu o campeão do primeiro turno (Santos) e o do segundo turno (Portuguesa).

Durante os 90 minutos e os 30 da prorrogação, 0 x 0, e a decisão foi para os pênaltis. 

Armando Marques deu por encerrada a disputa quando ainda restavam mais duas cobranças, e a Portuguesa, que estava em desvantagem, poderia empatar. 

Constatado o erro, Armando Marques chamou as equipes de volta ao gramado, mas o time luso não estava mais no estádio.

No dia seguinte, a Federação Paulista de Futebol decretou o título dividido entre Santos e Portuguesa.

Desta vez, diferente do que aconteceu em 1971, Armando Marques admitiu seu erro imediatamente.

VEJA, ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE CID MOREIRA, PARA O CANAL 100, OS MELHORES MOMENTOS DE SANTOS 0 X 0 PORTUGUESA E A DECISÃO POR PÊNALTIS

MAIS UM ERRO, AGORA EM CAMPEONATO BRASILEIRO

Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1974, entre Vasco e Cruzeiro, no Maracanã, disputada no dia 1º de agosto daquele ano, os cruzeirenses reclamaram muito da atuação de Armando Marques.

O Cruzeiro, dirigido pelo técnico Hilton Chaves, precisava de um empate diante dos cruzmaltinos orientados por Mario Travaglini.

O Vasco abriu o placar com Ademir. O time celeste empatou com Nelinho e Jorginho Carvoeiro recolocou o time de São Januário em vantagem. Porém, Armando Marques anulou um gol legítimo do volante Zé Carlos, que configuraria o empate e, se mantido, garantiria o título ao Cruzeiro. No lance, o zagueiro vascaíno Miguel dava condições de jogo para Zé Carlos.

Além do mais, Armando Marques não deu nenhum segundo de acréscimo, encerrando a partida em 45 minutos cravados.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (TV CULTURA) NO 1º TEMPO, E DE ORLANDO DUARTE NA ETAPA FINAL, OS MELHORES MOMENTOS DE VASCO 2 X 1 CRUZEIRO, FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1974

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ARMANDO MARQUES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time