Acidente aéreo matou toda a delegação da equipe do Torino em 1949. Foto: Reprodução

Acidente aéreo matou toda a delegação da equipe do Torino em 1949. Foto: Reprodução

A equipe do Torino, que excursionou pelo Brasil em 1948 foi vítima de um acidente aéreo na Itália no ano seguinte, naquela qu ficou conhecida como Tragédia de Superga, causando uma comoção não apenas na Itália, mas no mundo inteiro.

Em 1948, mesmo considerada a principal força do futebol mundial da época, a equipe foi derrotada pelo Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu, gols de Baltazar, de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo e Colombo, em cobrança de falta aos 25 do segundo. Gabeto, aos 36 da etapa final, descontou para a equipe de Turim.

Há exatos 75 anos, no dia 4 de maio de 1949, retornando de um amistoso em Lisboa diante do Benfica, o avião da delegação chocou-se com a fachada da Basílica de Superga, próxima a Turim, matando os 30 ocupantes da aeronave, entre eles 18 jogadores do time, membros da comissão técnica, dirigentes do clube e jornalistas italianos.

Foi a primeira das grandes tragédias envolvendo uma agremiação esportiva. A segunda aconteceu com a delegação da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016, que vitimou ainda mais pessoas, 71 dos 77 ocupantes da aeronave da LaMia, que por falta de combustível caiu na Colômbia.

A equipe do Torino da década de 1940 era uma das mais fortes do mundo. Foto: Reprodução 

ABAIXO, COM NARRAÇÃO EM ITALIANO, VÍDEO SOBRE O ACIDENTE COM A DELEGAÇÃO DO TORINO, OCORRIDA EM 4 DE MAIO DE 1949 

Últimas do seu time