Há exatos 40 anos, a França derrotava o Brasil por 2 a 0 nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, e conquistava a medalha de ouro na competição futebolística masculina do evento.
Depois de vencer seus três jogos na fase de grupos (Arábia Saudita, Alemanha e Marrocos), a Seleção Brasileira, então comandada pelo treinador Jair Picerni, passou pelo Canadà nas penalidades máximas nas quartas de final e pela Itália na semifinal, vencendo por 2 a 1, com direito a prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
A França também passou pelos seus três adversários na fase de grupos (Catar, Noruega e Chile) e chegou para as quartas de final para enfrentar o Egito, vencendo por 2 a 0. Depois, na semifinal, com prorrogação, derrotou a iugoslávia por 4 a 2.
A FINAL
Na decisão, disputada no Estádio Rose B0wl, em Pasadena, no dia 11 de agosto de 1984, François Brisson abriu o placar aos 10 minutos do segundo tempo para os franceses, em um lindo cabeceio, após cruzamento na medida feito pela direita.
Cinco minutos se passaram quando Gilmar Rinaldi deu rebote nos pés de Daniel Xuereb, que anotou o segundo tento da França, placar que se manteve até o apito final, consagrando a França como campeã olímpica em 1984.
BASE COLORADA
O time brasileiro tinha como base o Internacional de Porto Alegre, incluindo, além do citado Gilmar Rinaldi, Dunga, André Luiz e Mauro Galvão.
Na França, o principal destaque estava no comando técnico. O saudoso Henri Michel (1947-2018) dirigiu a equipe medalhista de ouro, o que lhe garantiu o cargo de treinador da seleção principal francesa na Copa de 1986, ocasião em que o time estrelado por Platini,que eliminou o Brasil nas penalidades nas quartas de final, terminou no terceiro lugar.
TRISTEZA PELA PRATA... MAS HOJE, SEQUER FOI PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS...
Se na ocasião houve muita lamentação pela não conquista da medalha de ouro (já conquistada em duas oportunidades, Brasil/2016 e Tóquio/2020), a situação de 40 anos atrás era melhor que a atual, pois a Seleção Brasileira Olímpica sequer se classificou para os Jogos em Paris.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
BRASIL 0 x 2 FRANÇA
Decisão do Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de 1984
Data: 11 de agosto de 1984 (sábado)
Estádio: Rose Bowl
Local: Pasadena, California (EUA)
Público: 101.799 presentes
Árbitro: Jan Keizer (HOL)
Gols: François Brisson, aos 10´; Daniel Xuereb, aos 15, ambos do 2º tempo)
BRASIL: Gilmar; André Luiz, Ronaldo, Pinga e Mauro Galvão; Ademir, Dunga, Gilmar Popoca e Kita (Chicão); Silvinho e Tonho Gil (Milton Cruz). Técnico: Jair Picerni.
FRANÇA: Albert Rust; William Ayache, Michel Bibard, Dominique Bijotat e Francois Brisson (Patrice Garande); Philippe Jeannol, Jean-Claude Lemoult, Jean-Philippe Rohr e Jean-Louis Zanon; Guy Lacombe e Daniel Xuereb (Patrick Cubaynes). Técnico: Henri Michel.
ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS DA FRANÇA NA VITÓRIA POR 2 A 0 SOBRE O BRASIL NA DECISÃO DO FUTEBOL MASCULINO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1984
No Dia Mundial da Alfabetização, relembre de Pelé cantando 'ABC'
08/09/2024Achados & Perdidos: Craques flagrados na saborosa hora do rango!
08/09/2024Rondando o G-4 da Série B, Ceará se encontra com o Operário neste domingo; os times
08/09/2024Morre Darcy, ex-ponta do Guarani e Sport Recife
07/09/2024Saudade: Há sete anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
07/09/2024