No ano 2000, na decisão da Copa João Havelange, um deboche em rede nacional

No ano 2000, na decisão da Copa João Havelange, um deboche em rede nacional

 
A morte do ex-presidente do Vasco  Eurico Miranda não teve tanto destaque no Grupo Globo, registrou o UOL Esportes. Segundo o portal, a ordem da cúpula global era registrar de maneira breve o falecimento do cartola na TV, sem tanto espaço ou produção de conteúdos especiais. 
Eurico não gozava de prestígio com a direção da emissora. No Jornal Nacional, por exemplo, o VT destinado ao falecimento do dirigente foi cortado e durou menos de 30 segundos. O apresentador William Bonner leu um texto curto e se limitou a dizer que Eurico "tinha um câncer”.
 
UM DEBOCHE NO ANO 2000
Vale a pena relembrar que, no dia 30 de dezembro de 2000, o segundo jogo da final da Copa João Havelange entre Vasco e São Caetano em São Januário foi interrompido pela queda do alambrado, que deixou 168 feridos. A cobertura do episódio pela imprensa, especialmente a Globo, deixou o então presidente vascaíno Eurico Miranda insatisfeito. 
 
Para se vingar, ele preparou uma surpresa para o novo jogo da final, realizado no dia 18 de janeiro de 2001 no Maracanã. Estampou a marca da SBT na camisa do Vasco, fazendo Galvão Bueno engolir a fala na entrada do time em campo. "Tendo sido caluniado, quis o Vasco homenagear quem não o caluniou. Tendo sido vítima de uma odiosa campanha de perseguição, a partir da desinformação e até mesmo da edição de imagens, quis o Vasco homenagear quem dá à opinião pública a verdade dos fatos para que ela os julgue", escreveu Eurico Miranda em uma carta para o SBT, justificando o uso da marca.
 
Mais recentemente, em setembro de 2017, quando era presidente do Vasco, Eurico declarou: A Globo é contra o Vasco. A hora de brigar com eles é na hora certa. Eles podem estar certos de uma coisa: eu não quero briga nenhuma com eles, mas não me forcem a isso. Não achem que o Vasco vai fazer a vontade deles porque não vai", afirmou. 
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 5a feira
 
CONTROLE REMOTO > O que você pode ver hoje na TV
 
Flamengo e Corinthians ganhando deixam metade da torcida brasileira mais feliz
 
Alô, Neymar, mire-se no exemplo de Cristiano Ronaldo, o cara que decide

SOBRE O COLUNISTA

Marcondes Brito, como jornalista esportivo, fez várias coberturas de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos e atuou como comentarista da BandNewsTV e Bradesco-FM. Foi editor do Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Como executivo, foi diretor dos Diários Associados-PB, Diário de Pernambuco e TV Bandeirantes. Em 2008, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.

Arquivos