Você sabe quais foram as equipes que se enfrentaram na abertura da competição?

Você sabe quais foram as equipes que se enfrentaram na abertura da competição?

Há exatos 60 anos acontecia a primeira partida da história da Liga dos Campeões da Europa. O Estádio Nacional do Jamor foi o palco da partida inaugural da competição, disputada entre o Sporting, de Lisboa, e o Partizan, de Belgrado. E que palco! Mesmo em 1955, o “relvado” português já se assemelhava a um tapete.

Por mais incrível que possa parecer, a primeira edição da competição, na época chamada de Taça de Clubes Campeões Europeus, não foi tratada com muita importância por boa parte das equipes do velho continente. Como prova disso, Sporting e Partizan, que haviam sido apenas terceiro e quinto colocados em suas respectivas ligas nacionais na temporada anterior, disputaram a competição.

33 mil pessoas testemunharam o primeiro gol da história da competição logo aos 14 minutos do primeiro tempo, convertido pelo português João Baptista Martins. Martins ainda marcaria mais um tento, aos 33 minutos da etapa final, colocando um ponto final no placar, um movimentado 3 a 3. No entanto, ele não foi o primeiro jogador a balançar as redes duas vezes na história da competição. O ponta Milos Milutinovic (Partizan), irmão do treinador e ex-jogador Bora Milutinovic, conseguiu realizar o feito pouco menos de 30 minutos antes.

No jogo de volta, em Belgrado, o Partizan garantiu sua classificação às quartas de final da competição ao golear o Sporting por 5 a 2, com direito a três gols de Milos Milutinovic. 

Apesar da qualidade técnica dos iugoslavos, os comandados de Aleksandar Tomasevic não foram páreo para o fortíssimo Real Madrid, de Di Stefano e Cia, que seis meses depois conquistaria o primeiro título da hoje bilionária Liga dos Campeões da Europa.

 

Sporting 3 x 3 Partizan (04/09/1955, Estádio Nacional, Lisboa)

Gols: 1 : 0 (João Martins 14.)
1 : 1 (Miloš Milutinović 45.)
1 : 2 (Miloš Milutinović 50.)
2 : 2 (Quim 65.)
2 : 3 (Stjepan Bobek 73.)
3 : 3 (João Martins 78.)

Sporting: Carlos Gomes; Armando Barros, Passos, João Galaz e Caldeira; Juca, Quim e José Travassos; Vasques, Hugo Sarmento e João Martins. Técnico: Alejandro Scopelli

Partizan: Slavko Stojanovic, Cedomir Lazarevic, Antun Herceg, Ranko Borozan, Bruno Belin, Branko Zebec, Bozidar Pajevic, Marko Valok, Milos Milutinovic, Prvoslav Mihajlovic e Stjepan Bobek. Técnico: Aleksandar Tomasevic

 

Últimas do seu time