O lateral Cicinho, que pendurou as chuteiras nesta terça-feira, em anúncio realizado no estádio do Morumbi, acredita que o São Paulo atual pode vencer o Palmeiras na quinta-feira. “Tenho certeza que o São Paulo vai sair vitorioso", afirmou o agora ex-jogador de 37 anos.
E de clássico Choque-Rei Cicinho entende. Tanto que considera os dois jogos contra o Verdão pelas oitavas de final da Libertadores de 2005 como os principais de sua passagem pelo Tricolor.
“Fiz um gol de perna esquerda em pleno Parque Antárctica no primeiro jogo. E no segundo ainda fiz mais um no finalzinho, que foi o gol 10 mil da história da Libertadores”,lembra. O São Paulo venceu os dois jogos contra o rival e seguiu rumo à terceira conquista da competição continental.
Além do Tri da Libertadores, naquele ano de 2005 Cicinho também levantou a taça do Campeonato Paulista e do tri mundial com o SPFC e a Copa América com a camisa da seleção brasileira.
Cicinho tinha contrato com o Brasiliense, mas rescindiu o vínculo na semana passada. O ex-atleta consultou dois especialistas que lhe aconselharam a abandonar o futebol por conta de problemas na cartilagem do joelho
Na despedida do futebol Cicinho falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo sobre sua carreira e os desafios que superou neste período, incluindo o vício do alcoolismo, onde o São Paulo teve papel importante para a recuperação do jogador.
Veja a entrevista exclusiva:
Longe da administração do São Paulo desde o fim de 2014, o conselheiro João Paulo de Jesus Lopes demonstra insatisfação com o trabalho do técnico Dorival Júnior. “Eu acho que o Dorival já teve tempo para mostrar resultado e, infelizmente, as coisas não estão se encaixando.”, afirmou em entrevista ao Terceiro Tempo.
Para o ex-dirigente o futuro comandante do time pode estar dentro do Morumbi: “Tem vários treinadores jovens e até com experiência que poderiam estar no São Paulo. Dentro de casa mesmo nós temos um nome muito bom que é o Jardine (André), que tem feito muito sucesso com as equipes de base”.
André Jardine passou a fazer parte da comissão técnica principal desde o mês passado. Jesus Lopes acredita que a decisão da diretoria se relaciona com o atual estágio do time: “É um indicador de que o gato subiu no telhado. O fato dele estar sendo incorporado a comissão técnica é para somar e, eventualmente, poder assumir.”
O ex-diretor de futebol também opinou sobre treinadores experientes: “Dos nomes mais antigos e consagrados eu gosto muito do Abel Braga”.
Sem criticar o atual presidente, Carlos Augusto de Barros e Silva, Jesus Lopes acredita que o clube vive ainda as consequências da administração anterior (de Carlos Miguel Aidar): “uma parte das dificuldades que ele tem é em função da herança ruim que recebeu. A partir de 2014 passamos a ter dificuldades financeiras gravíssimas".
O mandato do presidente Leco vai até o fim de 2020. Apesar da popularidade interna, João Paulo de Jesus Lopes descarta concorrer à presidência do clube. “Não tenho nenhuma pretensão. Já tive duas oportunidades para ser o candidato da situação e não aceitei. Nunca tive a vaidade de ser presidente do São Paulo”.
O conselheiro são-paulino ainda elogiou o trio administrativo Raí, Ricardo Rocha e Diego Lugano e afirmou que conquistar a Copa do Brasil seria muito importante para o clube em 2018.
Ouça a entrevista na íntegra:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE MARCOS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Conversei com o Marcos outro dia. Ele estava feliz à beça, lançando sua cerveja artesanal. Meses antes havia passado por um sufoco danado, a cirurgia para corrigir o funcionamento da válvula mitral, que provocava inchaço naquele coração palestrino e pentacampeão.
Estava descontraído, empolgado com a fase de empreendedor. Falamos sobre vários assuntos, lembramos algumas histórias (claro). E que fique mais claro ainda: eu não bebi em serviço.
Destaco aqui na minha coluna no Terceiro Tempo trechos desta entrevista:
Goleiros da seleção – Está bem servida (a seleção). É claro que seleção sempre vai ficar gente para traz, gente boa, de qualidade, para fora. Só tem três vagas e tem muitos goleiros bons no Brasil. Mas o treinador de goleiros da seleção é o Taffarel. É um cara que, qualquer que seja a convocação dele, dá para assinar embaixo. Tenho certeza que ele orienta muito o Tite pelo que ele conhece da posição. E sempre vai ficar um Vanderlei, ou sei lá, o Tite pode ainda dar uma oportunidade pro Vanderlei. Mas, tipo, um Fábio, do Cruzeiro, que o pessoal pede direto; o Victor que já fez parte da seleção; Diego Alves, que voltou pro Flamengo pensando em seleção; o Prass, que até o ano passado era pedido na seleção. Então acho que o Taffarel está ligado ali no que ele tem que fazer. Cabe a mim só assinar embaixo do que ele escolher.
Melhor goleiro do Brasil – Precisar dar uma pensada... Acho que o Vanderlei é o que está num melhor momento. Apesar que o Cássio cresceu muito nos últimos jogos. O Cássio foi fundamental para as conquistas que o Corinthians teve com o Tite como treinador. A convocação do Cássio me agradou muito. De certa forma o Tite devia um pouco pro Cássio por tudo que o Cássio fez pelo Corinthians.
Tite na seleção – Todo mundo que teve oportunidade de trabalhar com ele gosta muito do jeito dele, humano. Fora ser um treinador exigente, claro, e estudioso, ele é um cara bem humano no dia a dia, no trato com o jogador. Isso aí hoje em dia é fundamental. Acho que xerifão, um cara que pega pesado hoje, com essa molecada, não dá muito certo não. Tem que ser um cara mais de conversa e que o jogador entenda. Esse acho que é o diferencial dele na seleção nesse momento.
Copa da Rússia – Eu acho que a seleção sempre entra com a responsabilidade de ser um dos favoritos a ganhar a Copa do Mundo. Eu acho que essa seleção foi adiantada uma Copa. A última Copa do Mundo era a Copa do Robinho, do Diego, do Adriano, do Kaká, do Ronaldinho Gaúcho. Eles teriam condição ainda de ter jogado. E agora, essa época seria a Copa de Neymar, de outros jogadores. Mas a última Copa já serviu de experiência. Fora que os caras jogam em times grandes lá fora. Então acho que o Brasil é um dos grandes favoritos, como sempre foi.
Cirurgia – Pra te falar a verdade é muito ruim quando você tem uma notícia dessa. Principalmente uma cirurgia cardíaca. Não era uma coisa que eu esperava. Psicologicamente te arrebenta porque você pensa “ai meu Deus do céu vou ter que operar o coração”. Por mais que seja apenas 2% de risco só. Hoje em dia o coração é uma das coisas mais estudadas do mundo, você fica meio preocupado, meio tenso. Eu tenho filhos pequenos. Fiquei meio preocupado. Só que ao mesmo tempo, depois que você passa por toda essa coisa ruim é uma coisa que te empolga. Você sai um pouco da sua zona de conforto, você quer aproveitar mais a vida. Você percebe que a vida é uma só e você não pode desperdiçar ela assim. Depois da cirurgia eu dei uma animada.
Adãozinho – Um dia eu estava indo pra Campinas e encontrei uma caminhonete igualzinha a do Adãozinho saindo da Bandeirantes. Aí vi uma caminhonete verde lá e falei “ué, parece a caminhonete do Adãozinho”. Aí fui pra Campinas, voltei, no outro dia tinha treino. Pô, a gente jogava profissionalmente, no Palmeiras. Aí no outro dia encontrei o Adãozinho e falei “pô Adãozinho não era você que estava parado na Bandeirantes ali com a caminhonete?” e ele falou “ah, era eu mesmo”. Falei “o que você estava fazendo?”. “Ah, estava lá no meio do mato cortando capim pro meu cavalo”. (Gargalhadas). Cara... ver um jogador profissional cortando capim pro cavalo não é uma coisa que você vai ver mais hoje em dia, velho! Só nessas épocas. *Adãozinho jogou no Palmeiras, com Marcos, nos anos de 2003 e 2004.
Veja a entrevista com o ex-goleiro Marcos:
Coisa estranha, nome esquisito, mas tem tanta gente falando nele de uns tempos pra cá! Esse tal de metatarso é bem cruel e bem sensível também. E deve ter “nascido” em ano bissexto porque, ao menos aos craques brasileiros, ele ataca em fevereiro. Deve ter raiva do mês.
E outra coisa, você, quinto metatarso, deve ser alemão, não é possível. Vem azarar logo os nosso principais atacantes? Tudo bem que o Gabriel Jesus foi lá no ano passado. Mas deu trabalho para se recuperar. Na hora da cirurgia o nosso camisa nove se mandou para Barcelona.
Opa! Será que o Neymar também vai por esse caminho? Será que vai retornar à antiga sede por esse infortúnio? Coisas da bola.
Reflexo imediato: o adiamento da convocação para os amistosos contra Rússia e Alemanha no fim de março. Tudo bem que além do Neymar, o técnico Tite tem outras preocupações. Amigos do metatarso andaram atazanando gente de bem, como Marcelo, Fernandinho, Marquinhos e Casemiro.
Mas foi Neymar e o seu quinto metatarso que, no fim das contas, provocou, de fato, o adiamento da convocação.
Em tempo e fora do prazo, vale lembrar que o zagueiro Mina, do Barcelona, também foi vítima do dito cujo quando jogava pelo Palmeiras. Quinto metatarso, querido, sei também que você sofre com os impactos e gingados tupiniquins, mas, na boa, já teve seus minutos de fama. Deixe-nos em paz.
Os brasileiros vão estrear na Libertadores esta semana. Era que os torcedores esperavam desde o início da temporada. Os torcedores dos clubes que lá estão, classificados para a disputa da competição, obviamente.
Corinthians e Cruzeiro entram em alta. A Raposa pela excelente campanha neste início de ano. A equipe de Mano Menezes ainda não foi derrotada no Mineiro e tem sete vitórias e um empate em oitos jogos. O adversário será o Racing, em Avellaneda, na noite desta terça-feira. Sem dúvida, o desafio mais perigoso para os mineiros até o momento, na temporada. No fim de semana tem o clássico contra o Galo, no Independência.
O Timão joga na quarta, em Bogotá, contra o Millonarios, onde jogou o craque Neto, nos anos 90. Com a confiança lá em cima, após a boa vitória sobre o rival Palmeiras, o Corinthians viaja com boa perspectiva. Não terá Rodriguinho, destaque do clássico no fim de semana, é verdade. Kazim, que muitos acreditavam poderia ser o substituto de Jô, sequer foi inscrito na competição. Está em baixa no Parque São Jorge. Afinal, fora da lista o gringo não poderá cumprir os jogos de suspensão (cinco) impostos pela Conmebol. Mensagem significativa sobre o futuro do atacante no clube. Até porque a diretoria ainda espera, com menos otimismo, a chegada de Alex Teixeira. Segundo Rodrigo Vessoni, do Meu Timão, os chineses dobraram o valor que foi tratado inicialmente na negociação.
O oposto vale para o Palmeiras. O valorizado grupo de Roger Machado emperrou depois de seis vitórias consecutivas e não vence há três partidas, com “detalhe” da quebra de invencibilidade diante do principal rival num clássico com polêmicas e insatisfações da parte palestrina. O Junior de Barranquilla será o adversário da quinta-feira, na Colômbia. Além da bola rolando, a expectativa fica também para o reencontro de Felipe Melo com o uruguaio Matias Mier, que trocou o Peñarol pelo Junior no ano passado. Foi ele, Mier, o agredido pelo volante na confusão em abril do ano passado. Tanto o Junior, quanto o Millonarios, adversário do Corinthians, tem usado equipes reservas no início da Liga Colombiana.
Campeão da América e lutando para escapar das últimas posições no Gauchão, o Grêmio joga nesta terça-feira, no Uruguai, contra o Defensor Sporting. A conquista da Recopa na semana passada e o título do ano passado transformaram o grupo de Renato Portaluppi e vidraça.
Único brasileiro a estrear em casa nesta primeira semana de jogos da fase de grupos, o Flamengo recebe o River Plate, no Engenhão. Na lista divulgada pelo técnico Paulo César Carpegiani está o atacante Guerrero, que cumpre suspensão por doping até o mês de maio. Contratado apenas para o estadual, o goleiro Júlio Cesar não está na relação. Apesar do peso das duas camisas, os brasileiros tem uma perspectiva melhor para a partida, apesar da goleada sofrida para o Fluminense e que tirou a invencibilidade do time no ano. O River vem mal no campeonato da Argentina: tem apenas 19 pontos em 17 jogos e ocupa apenas a 20ª posição entre os 28 clubes que disputam a competição. O sistema defensivo tem sofrido com os ataques adversários e com as críticas da imprensa e torcedores.
Olhos no retrovisor: Emerson Fittipaldi, na 'raça', em sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis
28/05/2022Em busca da primeira vitória no Brasileiro, lanterna Fortaleza encara o Juventude; as equipes
28/05/2022'Eu estava realmente no limite', garante Leclerc após pole em Mônaco
28/05/2022Parabéns! Nos 50 anos de Doriva, relembre gols do ex-volante do Tricolor, Galo e Porto
28/05/2022Podendo assumir a ponta do Brasileiro, São Paulo recebe o Ceará; as equipes
28/05/2022