Com as presenças de vários dirigentes de clubes, aconteceu na noite da última terça-feira (22) o lançamento do Prêmio de Gestão de Excelência do Futebol Brasileiro, uma iniciativa liderada pela Ambev cujo mote é o aprimoramento da gestão do futebol nos clubes, que culminará com uma premiação relativa à temporada de 2017.
Além da Ambev, responsável pelo conteúdo, também fazem parte da iniciativa a EY (Ernest & Young) que cuidará da avaliação dos times e a FIA (Fundação Instituto de Administração), esta com a incumbência por disseminar o conteúdo na pós graduação.
Até o momento, doze clubes se inscreveram para participara da premiação: Grêmio, Internacional, São Paulo, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Santos, Botafogo-RJ, Bahia e Vitória.
Serão sete os critérios de avaliação: Gestão e Planejamento; Administração e Finanças; Comercial e Marketing; Futebol Profissional; Categorias de Base; Sócio Torcedor e Resultados.
O lançamento aconteceu no Espaço de Eventos Estação São Paulo, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Os dirigentes de clubes inicialmente transitaram por uma zona mista, local em que atenderam a imprensa. Em seguida, em um auditório anexo, a jornalista Fernanda Gentil apresentou o programa chamando ao palco os representantes da AMBEV, EY e FIA, que informaram sobres os diversos aspectos da premiação.
Entre os presidentes de clubes, estavam presentes: Daniel Nepomuceno (Atlético-MG); Eduardo Bandeira de Mello (Flamengo); Peter Siemsen e Marcelo Sant´Ana (Bahia), além de dirigentes do Santos e Botafogo, entre outros.
Alguns ex-jogadores também marcaram presença, casos de Cafu, Edmilson e César Sampaio.