por Kaique Lopreto
Paula Cesar Wanchope Watson, conhecido apenas por Wanchope, nasceu no dia 31 de julho de 1976 na cidade de Heredia, na Costa Rica. Após pendurar as chuteiras, ele decidiu iniciar a carreira de treinador e integrou a comissão técnica de Jose Luis Pinto, na Costa Rica, durante a Copa do Mundo de 2014.
Após o Mundial, Jose Pinto deixou a seleção e Wanchope assumiu o comando técnico da equipe como interino.
Quando era adolescente, Wanchope jogava basquete, chegou até a seleção juvenil de seu país. Contudo, ele viu seu verdadeiro talento no esporte bretão. Em 1994, iniciou a carreira no Herediano, da Costa Rica.
Com muito destaque em solos nacionais, em 1996, o atacante se transferiu para o Derby County, da Inglaterra. Em três temporadas, o costarriquenho ficou marcado por um belo gol feito contra o Manchester United, quando driblou quatro adversários e balançou as redes do lendário goleiro Peter Schmeichel.
Assim, em 1999, teve uma passagem relâmpago pelo West Ham United e acabou sendo negociado com o Manchester City no ano seguinte. Mesmo não sendo um ótimo garoto propaganda, Wanchope viveu suas melhores temporadas nos Citizens, fazendo com que o clube voltasse a Premier League.
Após oito temporadas na Inglaterra, o costarriquenho se mudou para a Espanha, para defender o Málaga. Entretanto, ele foi acompanhado por sérias lesões desde seus tempos de City e não vingou pelos Boquerones.
Assim, a partir de 2005, ele teve passagens por diversos clubes até se aposentar. Al-Gharrafa (2005), do Catar, Herediano (2006), Rosario Central (2006), da Argentina, FC Tokyo (2007), do Japão e Chicago Fire (2007), dos Estados Unidos.
Pela Seleção Costarriquenha, Wanchope fez história. Em 73 partidas oficiais, ele anotou 45 gols. O atacante participou das Copas do Mundo de 2002 e 2006.
Após pendurar as chuteiras, o ex-atleta decidiu seguir a carreira de treinador. Foi técnico do Herediano de 2008 até 2009. Em 2011, ingressou na seleção da Costa Rica, como assistente do técnico Jose Luis Pinto.
Parabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'