Pedro Fabiano

Ex-dono da Esporte Fabiano
por Túlio Nassif e Ednilson Valia

Pedro Fabiano, que foi dono da Esporte Fabiano Artigos Esportivos, marca que patrocinou o futsal paulista nos anos 80, morreu em 24 de janeiro de 2022, próximo de completar 72 anos.
 
Figura muito ligada ao Corinthians, foi vice-presidente do clube no biênio 1991-1992, na gestão de Vicente Matheus e depois da loja de materiais esportivos, empreendeu no ramo hoteleiro, com o Hotel das Fazendas Amoreiras, localizado em Extrema (MG) .  O Amoreiras foi pré selecionado pela Fifa para ser sede de um selecionado na Copa do Mundo que será disputada no Brasil em 2014.

Pedro Fabiano nasceu em 28 de janeiro de 1950, em São Paulo, e foi casado Regina Fiuda Fabiano, com quem teve três filhos e dois netos.

Duas filhas são diplomadas em hotelaria, Roberta, que é mãe de Gabriel e Larissa, mãe de Pietro.

O filho, Pedro Fabiano, é formado em administração e ajuda o pai a comandar os negócios da família.

Os pais de Pedro foram Antonio Fabiano, ex-vendedor da Companhia União de Refinamentos e Dora Prado Fabiano, ambos já falecidos.

Pedro Fabiano teve três irmãos: Paulo, José Carlos e Dora.

O ex-cartola ficou conhecido por patrocinar o esporte amador com a sua Esporte Fabiano, fundada em 1975, na rua Tuiuti, bairro do Tatuapé, em São Paulo.

A loja ficou muito conhecida no Estado de São Paulo, chegou a ter seis filiais e foi vendida em 2009 para o grupo Fantastic Sports.

Na década de 90, desempenhou um importante papel no mundo do futebol. Exerceu o cargo de Vice-presiddente do Departamento de Futebol Profissional do Corinthians.

Segundo o próprio, na sua gestão foram revelados bons jogadores na categoria de base do Timão, dentre eles: Dinei, Marcelinho Paulista, Marques e o volante Zé Elias.

Em 1991,  ficou decepcionado com a conduta do presidente Vicente Matheus no entrevero entre o técnico Cilinho, que afastou as estrelas corintianas Neto e Márcio Bittencourt.
 
Após o término do seu mandato de vice-presidente preferiu utilizar seus esforços como conselheiro vitálicio do clube alvinegro.

Pedro Fabiano também exerceu a presidência do Clube dos Diretores Lojistas do Alto do Tatuapé/Silvio Romero, e também da Associação Comercial do Tatuapé.

Além do ramo de hotelaria, Pedro lançou um condominio de luxo em Extrema (MG), em sociedade com o ex-meio-campista de Corinthians, Santos e São Paulo, Ricardinho.

Para descansar a cabeça e se divertir, Pedro fundou o "Futebol das Quartas", na cidade de Mairiporã, onde ainda batia sua bolinha. 


ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES