João Leite Neto

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

O jornalista João Leite Neto, paulista da cidade de Itaporanga, morreu em 7 de novembro dee 2023, aos 80 anos. 

Ele, que residia em Curitiba, onde estava internado em um hospital, foi vítima de um câncer doença contra a qual lutou por vários anos. Deixou a esposa Valéria Amaral e quatro filhos. 

RETROSPECTO

Depois de morar por muitos anos em Alphaville, na Grande São Paulo, mudou-se para Curitiba-PR em 2016.

Um dos mais experientes jornalistas do Brasil, começou sua carreira em 1964, com passagens por Globo, SBT e Record, nesta última como apresentador do "Cidade Alerta", em 1997, sucedendo Nei Gonçalves Dias, que fora contratado pelo SBT.

O "Cidade Alerta" da Record, depois de João Leite Neto, contou com apresentação de José Luiz Datena.

João Leite Neto foi deputado estadual em São Paulo entre 1978 e 1982, pelo MDB (hoje PMDB). Candidatou-se ao Senado Federal em 1998 pela coligação PSDB-PTB-PSD e obteve 6% dos votos, mas não conseguiu se eleger.

Entre suas mais marcantes reportagens, uma delas foi em 1974, cobrindo um dos primeiros testes do Copersucar, então testado por Wilsinho Fittipaldi em Interlagos.

No vídeo abaixo, de 1974, João Leite Neto pergunta ao piloto sobre o problema mecânico que abreviou o teste do Copersucar, o Fórmula 1 brasileiro em Interlagos. Também aparecem Ricardo Divila (projetista), que conversa com Wilsinho falando de ajustes no carro (mais grip na traseira), o mecnico Darci Medeiros e, no final, de óculos, o mexicano Jo Ramirez, então chefe da equipe.

Em 13 de abril de 2015, João Leite Neto enviou e-mail a Milton Neves, que segue abaixo, na íntegra:

Agora estaremos mais próximos, embora moremos quase "juntos"...Aliás, tenho ficado mais tempo no Guaruja, onde devo inaugurar a "TV MARES DO SUL", uma televisão (por enquanto) a cabo...Os estudios ficam bem próximo a pizzaria Micheluccio, na Av. D. Pedro...Eu comprei aquele prédio azul, ao lado da pizzaria, onde existia uma danceteria que se chamava BLU alguma coisa...É exatamente nesse predio, após demorada adaptação, que estou instalando a TV MARES DO SUL...Além disso estou com um "jornalzinho na internet "www.milknewstv.com.br"...Gostaria, quando lhe "sobrar" um tempinho (será?) que desse uma olhada. Ontem, chegamos a 481.185 acessos...É muito mais do que mereço... Um enorme abração...JLN

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES