O Budapest Honvéd Football Club, fundado em 03 de agosto de 1909, conhecido como Honvéd, destacou-se no cenário futebolístico mundial entre as décadas de 40 e 50, por ter formado uma equipe tão perfeita que foi a base da célebre seleção húngara que encantou o mundo na Copa de 1954, na Suíça.
Puskas, maior nome do futebol húngaro, foi um dos craques que vestiu o uniforme branco, vermelho e preto do time de Budapeste. Na imagem, ele é o quarto em pé, da esquerda para a direita.
Na etapa de classificação, a seleção magiar, com grande número de jogadores do Honvéd, goleou a Alemanha Ocidental por 8 a 3 (quatro gols de Kocsis, dois de Hidekuti, um de Puskas e contra, do defensor alemão Tóth).
A seleção húngara fez uma campanha fantástica, vencendo também a Coréia do Sul por 9 a 0, ainda na primeira fase e depois passou por Brasil e Uruguai, com duas vitórias por 4 a 2.
Mas na final, enfrentando a Alemanha Ocidental comandada por Fritz Walter, acabou sendo derrotada por 3 a 2 e terminou como vice-campeã.
A exemplo do futebol húngaro como um todo, o Honvéd é um time que não se ombreia aos grandes da Europa, sendo apenas um coadjuvante.
por Milton Neves e Marcos Júnior
McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...
Hamilton e Alonso duelaram em 2007 e Raikkonen foi o campeão... Foto: Divulgação/McLarenAchados & Perdidos: Milton Neves em seu encontro com astros do basquete brasileiro
Parabéns, Carlo Ancelotti! Veja belos gols do hoje treinador da Seleção Brasileira
Podendo garantir vaga à Copa, o Brasil do aniversariante Ancelotti enfrenta o Paraguai em Itaquera; as formações
Feliz aniversário, Ewerthon! Ex-atacante do Corinthians completa 44 anos
Morreu André Dias, ex-goleiro da Ponte, campeão paranaense pelo Londrina
Achados & Perdidos: Roberto Rivellino atuando pelo Vitória? Veja o que de fato aconteceu!
Parabéns, Jackie Stewart, 86 anos! Veja o tricampeão em 2023, guiando sua Tyrrell de 1973
Ancelotti vibra com primeira vitória na seleção: 'Achei um jogo completo'
Olhos no retrovisor: Tom Pryce, que completaria 76 anos, teve morte anunciada no Brasil por Milton Neves
F1: Após tríade de corridas na Europa, Canadá é o palco da etapa deste fim de semana; a programação