Haroldo Praça Guimarães

Autor do primeiro gol da Ilha do Retiro
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Autor do primeiro gol da história do estádio da Ilha do Retiro, quando atuava pelo Sport, o ex-jogador e jornalista Haroldo Praça Guimarães nasceu no ano de 1921, no estado de Pernambuco. Pai do ex-presidente do Rubro-Negro Silvio Guimarães, ele foi homenageado na música Frevo Nº1 do Recife, que fez bastante sucesso, interpretada pela cantora Maria Bethânia. Aos 95 anos, Praça faleceu, após sofrer uma parada cardíaca, no dia 24 de maio de 2011.
Conhecido como O Fatia, Haroldo não foi um jogador memorável, mas ficou marcado ao ser o autor do primeiro gol da história do estádio da Ilha do Retiro, na vitória de sua equipe, o Sport, contra o Santa Cruz por 6 a 5, em 1937.
O ex-ponta-direita nunca recebeu um tostão sequer para defender as cores do clube que sempre foi apaixonado. Ele conta que cada atleta pagava 10 mil réis por mês para jogar, valor cobrado por serem sócios do Clube.
Após encerrar a carreira de jogador, Praça se tornou jornalista e escritor. Ele publicou o "Gôl de Haroldo", título com a grafia característica da sua época de atleta, foi a obra que apresentou com mais orgulho, uma compilação de crônicas.
"Parece que eu vejo Valfrido Cebola no passo, Haroldo Fatia, Golaço", diz a letra da famosa "Frevo nº 1", composição de Antônio Maria, imortalizada na voz de Maria Bethânia. O músico relembrou as figuras que marcaram a sua juventude na capital pernambucana, como o momento do gol de Haroldo Praça. A canção começa com as oportunas palavras: "Saudade, saudade tão grande, saudade que eu sinto". A letra foi composta através de um dos frevos mais bonitos da cultura pernambucana.
Ele também era pai do ex-presidente do Leão, Sílvio Guimarães. Durante todo o mandato no Sport, Sílvio sempre usou seu pai como inspiração para tomar decisões.
Após complicações respiratórias, Haroldo sofreu um ataque cardíaco, na tarde do dia 24 de maio de 2011, e não resistiu. Seu velório aconteceu na sede do Sport Recife, como forma de homenagear tudo que O Fatia fez pelo clube.
Confira o clipe da música Frevo nº 1, interpretado por Maria Bethânia

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES