Camarões é a seleção africana que mais vezes enfrentou o Brasil e Copas. Foto: Fifa/Divulgação

Camarões é a seleção africana que mais vezes enfrentou o Brasil e Copas. Foto: Fifa/Divulgação

A seleção brasileira enfrenta Camarões nesta sexta-feira (2), em jogo válido pela terceira rodada da Copa do Mundo de 2022. Duelar com equipes africanas na primeira fase dos mundiais não é nenhuma novidade, e a própria seleção camaronesa é uma velha conhecida do Brasil.

O Brasil enfrentou seleções africanas na fase de grupos em seis das últimas 12 Copas do Mundo.

Coincidentemente, a última vez foi justamente contra Camarões, adversário na última rodada da fase de grupos de 2014, quando a seleções brasileira venceu por 4 a 1, com gols dois gols de Neymar, um de Fred e um de Fernandinho.

Presente em todas as edições de Copas, o Brasil só foi pegar uma equipe africana no mundial em 1974. O primeiro adversário brasileiro vindo do continente africano em Copas foi o Zaire, em 1974, e o time comandado por Zagallo fez 3 a 0 com gols de Rivellino, Jairzinho e Valdomiro.

Em 1986, novamente uma seleção vinda da África cruzou o caminho do Brasil na primeira fase. Dessa vez foi a Argélia, que perdeu por 1 a 0, gol de Careca para o time de Telê Santana.

Na Copa de 1994, o encontro foi com Camarões, que perdeu para a seleção brasileira por 3 a 0, gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.

Quatro anos depois, em 1998, o rival africano na primeira fase foi o Marrocos, que acabou batido por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

Depois de duas Copas, em 2010 a Costa do Marfim caiu no grupo brasileiro e, num jogo muito duro, foi derrotada por 3 a 1. Luís Fabiano duas vezes e Elano marcaram para o Brasil, e Drogbá fez para os marfinenses.

E em 2014, Brasil e Camarões fecharam o Grupo A com vitória tranquila por 4 a 1 do time de Felipão, com gols de Neymar, Fred e Fernandinho, e Matip descontou para os camaroneses. 

Camarões e Brasil se enfrentam nesta sexta-feira (2), às 16h, no estádio Lusail, pela terceira rodada do Grupo G. Os brasileiros já estão classificados e um empate garante o time de Tite no primeiro lugar. Já os camaroneses precisam vencer e ainda torcer para que Suíça e Sérvia terminem empatados.

 

Últimas do seu time