Brasileiros em dia de folga no Mundial da Suécia. Foto: Reprodução

Brasileiros em dia de folga no Mundial da Suécia. Foto: Reprodução

A campanha brasileira foi espetacular na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, resultando no primeiro título mundial do Brasil.

É de amplo conhecimento que Zito (1932-2015), parceiro do jovem Pelé (1940-2022) no Santos Futebol Clube, foi uma espécie de tutor do futuro Rei do Futebol, não apenas no clube da Vila Belmiro como também na seleção brasileira.

Então com 25 anos, José Ely de Miranda, o Zito, foi o bom conselheiro que o menino Edson Arantes do Nascimento, de 17, precisava para fazer aquilo de melhor dentro de campo.

E, para nossa seção "Uma foto, uma história!" de hoje, selecionamos uma imagem dos saudosos bons amigos ainda desconhecidos do grande público em um momento de folga pelas ruas de Estocolmo, durante a Copa da Suécia.

É uma rua de comércio e, pela luminosidade e sombras no chão, é possível deduzir que era um dia ensolarado, porém frio, com os dois brasileiros de blusas de lã. Zito, com uma jaqueta de botões, e Pelé com um pulôver de gola em "V".

Sobre os impressionantes números de Pelé naquele seu Mundial de estreia com a seleção brasileira, ele tornou-se o mais jovem a marcar gol em uma Copa do Mundo, totalizando seis em quatro jogos disputados.

Os seis gols renderam a vice-arilharia da Copa do Mundo de 1958 para Pelé. O francês Just Fontaine foi o artilheiro, com uma marca que até hoje não foi superada: 13 gols.

Pelé, mesmo tão jovem, marcou três gols na semifinal contra a França e dois na decisão contra os suecos, dois jogos que tiveram o mesmo placar: 5 a 2 para o Brasil.

Zito também fez um belíssimo Mundial, marcando quatro gols na competição.

A foto original, à esquerda, e a mesma imagem colorizada por computador. Zito e Pelé, bem trajados e protegidos do frio escandinavo da Suécia em 1958, com blusas de lã, passeiam em rua comercial de Estocolmo. À direita, o carro é um SAAB. Fotos: Reprodução

Últimas do seu time