O Rei do Futebol diante de cinco adversários bugrinos. Foto: Reprodução

O Rei do Futebol diante de cinco adversários bugrinos. Foto: Reprodução

Uma tarde de domingo em Campinas, interior de São Paulo.

Mais precisamente em 03 de dezembro de 1967, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani, quando o time local recebeu o Santos para uma partida válida pelo 2º turno do Campeonato Paulista.

A foto que ilustra esta matéria especial é uma das mais elucidativas acerca da trajetória de Pelé (1940-2022), pois o Rei do Futebol, então aos 27 anos de idade, ficou diante de nada menos que cinco defensores bugrinos na grande área esmeraldina, incluindo o goleiro Dimas, um dos mais atônitos entre os flagrados na imagem.

O Santos, que foi campeão naquele ano, não teve vida fácil diante do Guarani.

Pelé abriu o placar aos 14 minutos da etapa inicial, mas Milton empatou ainda no primeiro tempo, aos 28.

Mas o momento dramático da partida aconteceu quando Pelé sofreu um desmaio, exatamento no momento em que fez o gol.

"De acordo com o relago do jornalista Edmilson Siqueira, então com 16 anos, presente ao estádio, o ponta-esquerda Edu cruzou a bola com força em direção à pequena área e Pelé escorou de cabeça e, no embalo do mergulho, bateu sua cabeça contra a trave, ficando desacordado no local, causando preocupação no estádio campineiro.

Foram cinco minutos de silêncio até que Pelé recobrou os sentidos e seguiu na partida, algo impensável hoje em dia, em que se toma todos os cuidados para este tipo de situação.

Em 03 de dezembro de 1967, durante Guarani 1 x 1 Santos, Pelé faz mais uma de suas jogadas geniais. Caravetti (só com o rosto aparecendo), Milton e o goleiro Dimas tentam abafar o Rei no desespero. O santista Toninho Guerreiro (encoberto pelos defensores) espera a conclusão da jogada enquanto Tarciso (ex-Palmeiras. em frente à trave) e o lateral Diogo observam o lance. Este lance não terminou em gol, mas Pelé abriu o placar de cabeça e Milton empatou para o Bugre. Foto: Reprodução

 

 

Em destaque, Pelé desmaiado, após bater com a cabeça na trave no momento em que marcou o gol santista diante do Guarani. Foto: Reprodução/Acervo da Folha de S. Paulo 

Últimas do seu time