Uma tarde de domingo em Campinas, interior de São Paulo.
Mais precisamente em 03 de dezembro de 1967, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani, quando o time local recebeu o Santos para uma partida válida pelo 2º turno do Campeonato Paulista.
A foto que ilustra esta matéria especial é uma das mais elucidativas acerca da trajetória de Pelé (1940-2022), pois o Rei do Futebol, então aos 27 anos de idade, ficou diante de nada menos que cinco defensores bugrinos na grande área esmeraldina, incluindo o goleiro Dimas, um dos mais atônitos entre os flagrados na imagem.
O Santos, que foi campeão naquele ano, não teve vida fácil diante do Guarani.
Pelé abriu o placar aos 14 minutos da etapa inicial, mas Milton empatou ainda no primeiro tempo, aos 28.
Mas o momento dramático da partida aconteceu quando Pelé sofreu um desmaio, exatamento no momento em que fez o gol.
"De acordo com o relago do jornalista Edmilson Siqueira, então com 16 anos, presente ao estádio, o ponta-esquerda Edu cruzou a bola com força em direção à pequena área e Pelé escorou de cabeça e, no embalo do mergulho, bateu sua cabeça contra a trave, ficando desacordado no local, causando preocupação no estádio campineiro.
Foram cinco minutos de silêncio até que Pelé recobrou os sentidos e seguiu na partida, algo impensável hoje em dia, em que se toma todos os cuidados para este tipo de situação.
Uma foto, uma história! Beques apavorados no dia em que Pelé desmaiou em campo
21/01/2025Achados & Perdidos: Campanha brasileira na Copa de 70 contou até com ilustrações em folheto de remédio antigripal
21/01/2025Defensor, do Uruguai, bate o Grêmio na decisão por pênaltis e conquista o título do EFIPAN 2025
21/01/2025Olhos no retrovisor: Barrichello em seu primeiro contato com o carro da Stewart Grand Prix
21/01/2025Achados & Perdidos: Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção Brasileira, com narração de Fiori Gigliotti
21/01/2025