Marcelo Bielsa quase assumiu o Santos após saída de Muricy Ramalho. Foto: Facebook/Reprodução

Marcelo Bielsa quase assumiu o Santos após saída de Muricy Ramalho. Foto: Facebook/Reprodução

O argentino Marcelo Bielsa foi um dos treinadores mais elogiados na Campeonato inglês na temporada passada. Responsável pelo sucesso do Leeds, que subiu da segunda para a primeira divisão sob o comando de "El Loco", e logo no primeiro ano na elite inglesa fez excelente campanha, terminando em 9º lugar, batendo de frente com os gigantes da Premier League.

Sensação da liga mais forte do mundo, o treinador argentino tem o sonho de trabalhar um dia no Brasil. Em entrevista à ESPN Brasil, Bielsa destacou o desejo de conhecer mais a fundo o futebol brasileiro.

“Eu adoraria conhecer o Brasil participando do Campeonato Brasileiro. O futebol brasileiro sempre - para nós que amamos o futebol - foi um grande ponto de interrogação, porque vemos o melhor do futebol brasileiro, mas não vemos como formam. Afinal, o Brasil é um país imenso”, disse o técnico do Leeds.

“Tem um campeonato que é ´maratônico´. Não me refiro aos estaduais, mas sim os nacionais - e sempre tive a fantasia do quão lindo seria conhecer todo o futebol brasileiro participando de alguma equipe e participar desse torneio onde é possível conhecer a essência do futebol brasileiro. Obviamente, cada dia me sobra menos tempo”, afirmou o argentino de 65 anos.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE A CARREIRA DE MARCELO BILESA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

O que poucos se lembram é que o sonho de Bielsa quase se realizou em 2013. Na oportunidade, o argentino quase desembarcou no Santos. Naquele momento, alvinegro buscava um substituto para Muricy Ramalho e tentou a contratação de “El Loco”. Bielsa estava de saída do Athletic Bilbao e o negócio quase se concretizou.

Naquele momento, o Peixe era presidido por Odílio Rodrigues, que comandava o clube interinamente durante o afastamento de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que havia se licenciado para tratar de problemas de saúde.

Bielsa surpreendeu o Peixe pelo profundo conhecimento sobre o clube e fez alguns pedidos que a direção jamais havia recebido: investimento em tecnologia, grupo com apenas 24 jogadores, oportunidade de morar no CT Rei Pelé.

Algumas outras exigências do argentino, porém, evitaram o acerto que esteve perto de ser concluído. As negociações ocorreram em junho de 2013, e o treinador gostaria de assumir a equipe apenas em janeiro de 2014. Nesse período, o time seria dirigido por um de seus quatro auxiliares, enquanto Bielsa aproveitaria o tempo para estudar o futebol brasileiro e viajar pelo país em busca de reforços.

Sem o acerto com Bielsa, o Santos efetivou Claudinei Oliveira, que dirigiu o clube por alguns meses e foi substituído por Oswaldo de Oliveira no início da temporada seguinte.

Últimas do seu time