Grêm larga na frente, no EFIPAN,vencendo Joinville por 3 a 0

Grêm larga na frente, no EFIPAN,vencendo Joinville por 3 a 0

Como acontece há quase quatro décadas, começou sábado, 16/01/2016, em Alegrete-RS, região da fronteira com o Uruguai e a Argentina, a  36ª edição do EFIPAN (Encontro de Futebol Infantil Panamericano), o mais expressivo do gênero na categoria Sub-13.
 
O evento esportivo, dividido em dois grupos, conta no corrente ano com a participação das seguintes equipes: Chave A - 3 de Fevereiro (Paraguai), Avaí (SC), Juventude (RS), São Paulo (SP), Grêmio (RS) e Peñarol (Uruguai). Chave B - Flamengo (RS), Joinvile (SC), São José (RS), Internacional (RS) e Unión Santa Fé (Argentina).
 
O torneio  é realizado, desde sua primeira edição, no estádio municipal Farroupilha, que recentemente sofreu obras de reparação, devido às cheias do rio Ibirapuitã, às margens do qual se acha situado. 
 
Na abertura da competição  , que se realiza de 16 a 31 deste mês, o Grêmio venceu a equipe do Joinville pelo placar de 3 a 0, revelando nítida superioridade sobre o adversário catarinense que participa pela primeira vez do certame infantil.
 
O EFIPAN tem como entidade promotora a Escolinha de  Futebol Flamengo, da cidade anfitriã, contando ao longo desses anos com o apoio maciço das forças comunitárias, entre as quais a Guarnição Militar de Alegrete, a maior do Exército no interior do Rio Grande do Sul.
 
Reconhecido pela FIFA, CONMEBOL, CBF e FGF, o torneio é  uma espécie de "ponta pé inicial" na revelação de futuros craques do futebol mundial, que passam pelo evento, esportivo no limiar da carreira, integrando as categorias de base de grandes clubes do . Brasil e do exterior. 
 
A lista desses meninos predestinados à fama é extensa, figurando entre eles grandes estrelas como  Ronaldinho Gaúcho , eleito duas vezes "melhor jogador do mundo", e Neymar, super craque do Barcelona, campeão mundial de clubes de 2015, ao lado de.expressões como Lionel Messi, atual "bola de ouro", eleito pela FIFA. 
 
A foto que ilustra este texto é da ficha de inscrição do então atleta da Escolinha do Santos Futebol Clube, Neymar, quando participou em 2005 da 25ª edição do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano, a respeito do qual falou  emocionado, algum tempo depois, como se vê a seguir: 
 
"Pô, o EFIPAN tem Grêmio, tem Inter, tem Atlético Mineiro, tem São Paulo, tem Boca Juniors, tem outros times de fora. Foi uma experiência muito boa para mim. Eu era um ano mais novo ainda. O Santos me levou para o campeonato. Eu nunca tinha jogado contra times de outra  cidade, de outro país, como o Boca Juniors. A gente não estava acostumado com muita gente no estádio. A estreia foi muito legal, tinha mais de 5 mil pessoas no estádio. Pô, a gente fica feliz com mil pessoas, ainda mais com 5 mil. E aquele povo de Alegrete que é um povo muito alegre, muito feliz", 
 
Como reconhecimento à cobertura que o Terceiro Tempo tem dado ao torneio infantil, tanto neste veículo online quanto na TV Bandeirantes de São Paulo, a Câmara Municipal de Alegrete, acolhendo proposição do vereador Celeni Vianna, concedeu o título de "Cidadão Alegretense" ao diretor e apresentador do programa, jornalista Milton Neves, e a este comentarista esportivo. 
 
Fale com o colunista Lino Tavares:  jornalino@gmail.com https://twitter.com/jornalino: - Linotícias Portal International [Nova Jersey-USA] -  Semanário Virtualino On Line [São Paulos-SP]  -  On Line Jornal Porto Alegre - Jornal Expresso Minuano RS e http://terceirotempo.bol.uol.com.br/colunistas/colunas/lino-tavares -

Foto: UOL

Últimas do seu time