A icônica casa de leilões Bonhams, de Londres, fundada em 1793, anunciou em seu site que a Toleman TG184 equipada com motor Hart turbo, que foi conduzida por Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1984, sexta etapa do campeonato, ocasião em que ele terminou na segunda colocação após ter largado em 13º lugar, irá a leilão no dia 11 de maio deste ano, em Mônaco.
Senna teve uma atuação espetacular no asfalto encharcado das ruas do Principado e estava próximo da vitória quando a prova foi interrompida pelo belga acky Ickx, diretor da prova. A vitória foi do francês Alain Prost, com McLaren-Porsche.
A TG184 foi o segundo modelo utilizado por Ayrton Senna na temporada de 1984, seu ano de estreia na Fórmula 1. Nas quatro primeiras corridas do ano (Brasil, África do Sul, Bélgica e San Marino), o brasileiro pilotou a TG 183B, carro da temporada anterior. O TG183B, aliás, foi leiloado em 2015 por cerca de R$ 4,6 milhões.
A TG 184 havia estreado na etapa anterior, no GP da França, em Dijon-Prenois. Naquela prova, Senna largou em 13º mas não completou, abandonando com problema no turbo na volta 35. O companheiro de equipe de Senna na Toleman era o venezuelano Johnny Ceccoto.
TOLEMAN TG184 ERA UM CARRO MUITO BOM. MOTOR, NEM TANTO...
Não é verdade que o carro com o qual Ayrton Senna conseguiu seu grande feito em seu ano de estreia na F1 não fosse bom. O monoposto foi projetado por uma dupla de peso: Rory Byrne e Pat Symonds. O chassi, aliás, era bastante elogiado no paddock da F1 por vários pilotos, entre eles Nelson Piquet, então na Brabham-BMW. O ponto fraco do carro era o motor Hart, que embora confiável, tinha menos potência em relação aos da BMW, Ferrari, Porsche, Honda e Renault.
Mark Osborne, chefe global de motorsport da Bonhams, comentou sobre o carro que será leiloado em 11 de maio. Não foi divulgado, no site, o valor mínimo de lance.
"Nós, da Bonhams, estamos muito satisfeitos em apresentar o Toleman-Hart TG184, carro que desencadeou a grande rivalidade entre Prost e Senna, e que forneceu o capítulo de abertura para a notável e recordante história de Ayrton Senna no Grande Prêmio de Mônaco de 1984", destacou Osborne.
OUTROS PÓDIOS PELA TOLEMAN
Naquele mesmo ano, 1984, Senna conquistou mais dois pódios, nos GPs da Grã-Bretanha (Brands Hatch) e de Portugal (Estoril), ambos com terceiros lugares. O brasileiro fechou a temporada em nono lugar, com 13 pontos (à época, apenas os seis primeiros pontuavam). Niki Lauda (McLaren-Porsche) foi o campeão, com 72.
Achados & Perdidos: A goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
28/12/2024Saudade: Há quatro anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
27/12/2024Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
27/12/2024O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Teresinense
27/12/2024Achados & Perdidos: Veja muitos gols de Enéas, que nos deixava há 36 anos
27/12/2024