Interlagos recebe a categoria no próximo fim de semana. Foto: Duda Bairros/Divulgação

Interlagos recebe a categoria no próximo fim de semana. Foto: Duda Bairros/Divulgação

O mais jovem piloto do grid do TCR South America, Pedro Aizza, de 17 anos, terá o experiente Rodrigo Sperafico como convidado para formar a dupla da etapa de endurance no próximo domingo (1º de maio), em Interlagos, em São Paulo.

Aizza, de 17 anos, estreou neste ano competindo com os carros da categoria, na etapa realizada no Velocitta, em Mogi Guaçu (MG), mas administrou sozinho a condução do Hyundai Elantra de numeral 35, e desta vez terá a companhia de Rodrigo Sperafico, de 42 anos, tarimbado nome do automobilismo nacional, com passagem pela Stock Car, onde foi o vice-campeão na temporada de 2007, vencida por Cacá Bueno.

"O Rodrigo é um piloto fenomenal, que já correu em várias categorias. Quando fui correr de GT Sprint Race, me espelhei muito nele. Ele tinha andado muito bem na categoria em 2020, vi várias corridas dele. É um piloto muito talentoso e rápido. Estou muito feliz e animado por poder dividir meu carro com ele”, comentou Aizza, que em 2021 conquistou o título da GT Srpint Race Pro AM.

Acostumado com carros de tração traseira, pois além de ter guiado pela Stock, Rodrigo Sperafico também competiu com os monopostos da F-3000, e esta experiência com o TCR South America vai lhe proporcionar uma experiência com um carro de tração dianteira é uma das poucas em sua extensa carreira. 

“Estou muito feliz com o convite e por ter essa experiência nova. Carro com tração dianteira é meio que uma novidade para mim. Na verdade, só corri na Cascavel de Ouro, num campeonato de marcas, mas nada comparado ao TCR pela potência e tecnologia”, frisou Rodrigo.

Pedro Aizza, que compete pela Scuderia Chiarelli, considera que o traçado de Interlagos pode ser mais favorável ao seu carro do que foi na prova de Mogi Guaçu.

“Estou com uma expectativa muito boa para a etapa de Interlagos. No Velocitta, tivemos algumas dificuldades no início, mas conseguimos desenvolver bem o carro e corrigir os erros para o qualy e as corridas. Foram duas provas muito boas e, apesar de alguns problemas, principalmente nas largadas e depois com a confusão do Safety Car na segunda corrida, os resultados foram positivos. Tive boas chances de brigar pelo pódio. Em Interlagos, acredito que nossa performance será ainda melhor. Nosso carro é maior e eu acho que isso pode favorecer nos circuitos de média-alta velocidade. Os carros ‘mais curtos’ estavam mais rápidos no Velocitta, mas agora isso deve se inverter”, pontuou Aizza, que está em sétimo no campeonato, com 34 pontos. A liderança é do também brasileiro Raphael Reis, que contabiliza 83, nove a mais que o argentino Fabricio Pezzini.

As atividades de pista começam na sexta-feira (29), com o shakedown. Depois, o treino para convidados e o primeiro treino livre. No sábado (30), está programado o segundo treino livre e os dois classificatórios, um para os pilotos convidados e outro para os titulares.

O grid será definido pela soma dos tempos entre os convidados e os titulares. A definição de quem larga para a prova será feita pelas equipes, até às 16h de sábado (30).

A prova, no domingo (1º de maio), está programada para começar às 9h40, com uma hora de duração. São obrigatórias as trocas de pilotos e pneus. Diferente das corridas sprint, cujas largadas são com os carros parados, a prova de endurance começa com os carros em movimento. 

Após a prova de Interlagos, apenas mais uma prova do TCR South America em 2022 será realizada em território brasileiro, em Goiânia, em 5 de junho. Depois, cinco etapas fora, duas no Uruguai e três na Argentina.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DE INTERLAGOS (SP)

Sexta-feira, da 29 de abril

10h20 às 10h40 – Shakedown
12h05 às 12h35 – Treino Convidados
15h15 às 15h45 – Treino Livre 1

Sábado, dia 30 de abril

11h00 às 11h30 – Treino Livre 2
13h30 – Classificatório 1 (convidados)
13h55 – Classificatório 2 (titulares)

Domingo, dia 1 de maio

9h40 – Largada da 2ª etapa (uma hora de duração)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS)

1. Raphael Reis (BRA) 83 pontos
2. Fabricio Pezzini (ARG) 74
3. Manuel Sapag (ARG) 53
4. Gabriel Lusquinos (BRA) 48
5. Juan Angel Rosso (ARG) 42
6. Antonio Junqueira (BRA) 35
7. Pedro Aizza (BRA) 34
8. Franco Farina (ARG) 32
9. Pablo Otero (ARG) 26
10. Guilherme Reischl (BRA) 24

PRÓXIMAS ETAPAS

30 de abril / 1º de maio: Interlagos (Brasil)
4/5 de junho: Goiânia (Brasil)
16/17 de julho: Rivera (Uruguai)
6/7 de agosto: El Pinar (Uruguai)
26/28 de agosto: Termas de Río Hondo (Argentina)
17/18 de setembro: Buenos Aires (Argentina)
8/9 de outubro: San Juan (Argentina)

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time