Paranaense já havia liderado o TL1. Foto: Stock Car / Divulgação

Paranaense já havia liderado o TL1. Foto: Stock Car / Divulgação

O paranaense Ricardo Zonta, com Toyota Corolla da RCM Motorsport, conquistou neste sábado (25) a pole para a corrida 1 da rodada dupla da etapa de abertura da Stock Car, que acontece neste domingo (26) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Zonta, que já havia sido o mais rápido pelos 3.835 metros da pista da capital de Goiás no primeiro treino livre, voltou a mostrar força na hora da classificação, com a melhor marca do fim de semana no Q1, ainda melhor que a pole, em 1min25s927, evidenciando que era de fato um dos favoritos ao lugar de honra no grid goiano. 

A dupla da Eurofarma RC vem na sequência. Ricardo Mauricio parte ao lado de Zonta na primeira fila e Daniel Serra abre a segunda fila em terceiro, tendo Rafael Suzuki (Full Time Bassani) emparelhando na quarta colocação. Interessante observar que os três primeiros colocados são capitaneados por Rosinei Campos, o Meinha, sendo o pole Zonta de Corolla e Ricardo Mauricio e Daniel Serra de Chevrolet Cruze.

Allam Khodair (Blau Motorsport) é o quinto do grid e Cacá Bueno (Crown Racing) fecha a lista dos seis primeiros. 

Os companheiros da Full Time Sports aparecem em seguida, na quarta fila, com Rubens Barrichello em sétimo e o estreante argentino Matías Rossi em oitavo.  Galid Osman (Shell V-Power Racing) parte em nono e Nelsinho Piquet (Full Time Sports) fecha o top-10 goiano.

Quem teve motivos para lamentar foi Diego Nunes (Blau Motorsport). O paulistano havia sido o mais rápido no TL2 e estava entre os mais rápidos na primeira parte da classificação, mas teve um problema de câmbio e não conseguiu registrar tempo no Q2, por isso parte em 15º. 

Ricardo Zonta avaliou como positiva a estratégia da equipe na classificação em um carro diferente que teve muito boa performance.

“Muito feliz com essa pole, estávamos há muito tempo sem correr por conta da pandemia. Conseguir uma pole na Stock Car é muito difícil, então é um momento de comemorar aqui com os mecânicos e com o pessoal da equipe esse resultado. O carro é diferente do ano passado e foi muito bem. A estratégia de hoje foi muito boa, amanhã é outra história e outra estratégia. Mas, essa pole aqui em Goiânia, que é uma pista que eu gosto muito, é muito importante", resumiu Zonta.

NOVO FORMATO DE CLASSIFICAÇÃO

A sessão de classificação contou com apenas duas partes, os chamados Q1 e Q2, diferente do que aconteceu até o ano passado, que contava com o Q3, onde participavam os seis mais rápidos e cada um fazia sua volta de classificação sozinho.

Os 25 pilotos foram divididos em dois grupos, o primeiro com 12 pilotos e o seguinte com 13. Os 15 mais rápidos avançaram ao Q2 decisivo em busca da pole. Findo o Q1, Ricardo Zonta, que havia sido o mais rápido no primeiro treino livre, liderou com a melhor marca até então, único abaixo de 1min26s, com 1min25s927, com equilíbrio entre as marcas, sendo oito Chevrolet Cruze e sete Toyota Corolla. 

Com 15 carros na pista, conseguir uma volta "limpa" foi tarefa hercúlea em busca da pole, e Ricardo Zonta foi quem conseguiu encaixar o giro mais veloz para garantir a melhor posição para o grid da corrida 1.

TRABALHO NOS BOXES

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as equipes trabalham com menos pessoas nos boxes e até os pit-stops obrigatórios serão afetados por conta disso, com apenas quatro pessoas para o procedimento de troca de pneus e reabastecimento. Não haverá presença de público no autódromo.

O grid da corrida 2, será definido em razão do resultado da corrida 1, de forma invertida do décimo para o primeiro colocado, ou seja, o décimo parte em primeiro, o nono em segundo e assim sucessivamente. As provas terão duração mais curta em relação ao que foi praticado nos últimos anos, com 30 minutos ao invés dos 40 minutos habituais, começando a partir das 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV 2. 

GRID PARA A CORRIDA 1 DA STOCK CAR EM GOIÂNIA (15 PRIMEIROS COLOCADOS)

 

 

DEMAIS CLASSIFICADOS (NÃO AVANÇARAM AO Q2)

 

PROGRAMAÇÃO PARA A 1ª ETAPA DA STOCK CAR EM GOIÂNIA (CIRCUITO DE 3.835 METROS)

Domingo (26)

11h30 - Largada Corrida 1 (30 minutos + uma volta) – Ao vivo pelo SporTV 2
12h20 - Largada Corrida 2 (30 minutos + uma volta) – Ao vivo pelo SporTV 2


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

Últimas do seu time