Piloto utilizou o número 16, em homenagem ao seu tio. Foto: Divulgação/Stock

Piloto utilizou o número 16, em homenagem ao seu tio. Foto: Divulgação/Stock

Thiago Camilo foi o mais rápido desta sexta-feira (31), considerando-se as duas sessões livres da Stock Car em Goiânia, que no próximo domingo (2) será o palco da primeira etapa do campeonato de 2023, abrindo a 45ª temporada da categoria.

Depois da dupla da Eurofarma RC comandar o primeiro treino livre, com Ricardo Mauricio e Daniel Serra, com Ricardinho fazendo 1min27s286, Thiago Camilo, que utilizou o número 16, ao invés do tradicional 21 em seu carro da Ipiranga Racing, em homenagem ao seu tio Sérgio Ruas Camilo, que morreu no último dia 18 em um acidente de moto, cravou 1min27s216 no segundo treino livre.

Vale lembrar que Sérgio Ruas Camilo foi piloto da Stock Car entre as décadas de 70 e 80, com 41 participações.

“Todo muito ainda vai evoluir muito no entendimento do carro, mas amanhã já temos classificação, e o fato de termos partido de um bom acerto é fundamental. Acho que vamos levar isso para o resto do ano. Cada pequeno ajuste que fizemos, o carro foi melhorando. Não precisamos mudar radicalmente nada do que havíamos pensado em relação às reações do carro, andamos sempre no que projetamos como a direção certa, e na minha última volta rápida botamos tudo o que testamos no carro e ele andou bem demais”, comentou Thiago Camilo.

As melhores marcas foram obtidas no final da sessão, e Bruno Baptissa, da RCM Motorsport, ficou com o segundo tempo, seguido de perto por Denis Navaro, da Cavaleiro Sports, que concluiu o TL2 em terceiro.

Cesar Ramos, companheiro de equipe de Thiago Camilo, liderou a maior parte da sessão mas acabou finzalizando em quarto. Depois dele, Gaetano Di Mauro, da Hotc Car e Átila Abreu, da Pole Motorsport, quinto e sexto colocados, respectivamente.

Neste sábado, dia 1º de abril, acontece o último ensaio e também a classificação que definirá o grid da Corrida 1, marcada para o domingo, dia 2, a partir das 11h40. 

DISPUTA FAMILIAR

Na disputa da família Barrichello, Dudu levou a melhor sobre o pai, Rubens. O jovem de 21 anos que inicia sua primeira temporada como piloto titular da Stock foi o 15º, dez posições melhor que o veterano de 50 anos, atual campeão, que fechou em 25º.   

COMPARATIVO

Cesar Ramos foi o pole na última vez que a Stock esteve na capital de Goiás, em outubro do ano passado, na décima etapa do campeonato, com a marca de 1min27s058, utilizando os pneus Pirelli.

Agora, de fornecedora nova, a Hankook, as performances melhoraram, contrariando algumas expectativas que apontavam para uma fase de adaptação mais longa por parte das equipes aos novos compostos, que também diferem em termos de peso e dimensões.

MAIS UM PILOTO

Depois da organização da Stock ter divulgado a lista oficial de equipes e seus respectivos integrantes, com 30 pilotos, mais um foi incluído na última sexta-feira, Raphael Teixeira, na Scuderia Chiarelli, que passa a formar dupla com Sergio Jimenez. Teixeira finalizou o TL2 na última posição, atrás exatamente do companheiro de equipe Jimenez.

O "ESPECIALISTA" EM GOIÂNIA

Dos pilotos em atividade, Rubens Barrichello detém os melhores números da Stock em Goiânia, tendo obtido triunfos tanto no traçado misto, que será utilizado neste final de semana, como no chamado anel externo. Piloto mais velho do grid, Barichello contabiliza oito vitórias, quatro poles, 11 pódios e duas voltas mais rápidas. 

Vale salientar que o recordista geral, já aposentado, é Ingo Hoffmann,, com 12 vitórias, seis poles, 23 pódios e 11 voltas mais rápidas.  

UM ESTREANTE

Dos 31 pilotos, apenas um não guiou até agora na Stock, o gaúcho Lucas Kohl, que estará a bordo de um dos carros da Hot Car Competições, formando dupla com Gaetano Di Mauro. Kohl, que está com 24 anos, foi o quinto colocado em 2022 na Stock Series, categoria um degrau abaixo da Stock. Kohl finalizou o segundo treino livre na 29ª posição.

 

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA A ABERTURA DA TEMPORADA DE 2023 DA STOCK CAR - GOIÂNIA

Sábado, 1º de abril

12h35 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 2 de abril

09h50 – Visitação aos Boxes (60 minutos)
11h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + uma volta)
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + uma volta)

CALENDÁRIO DA STOCK CAR EM 2023

1ª etapa – 2 de abril – Goiânia
2ª etapa – 23 de abril – Interlagos
3ª etapa – 21 de maio – a definir
4ª etapa – 18 de junho – Brasília ou Paraná
5ª etapa – 9 de julho – Interlagos
6ª etapa – 6 de agosto – Velocitta
7ª etapa – 27 de agosto – Goiânia
8ª etapa – 17 de setembro – a definir
9ª etapa – 8 de outubro – a definir
10ª etapa – 29 de outubro – Velocitta
11ª etapa – 26 de novembro – Brasília
12ª etapa – 17 de dezembro – Interlagos


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

Últimas do seu time