Raposa lidera a Série B com 42 pontos, com sete pontos de vantagem para o Vasco, segundo colocado. Foto: Thomas Santos/Staff Images

Raposa lidera a Série B com 42 pontos, com sete pontos de vantagem para o Vasco, segundo colocado. Foto: Thomas Santos/Staff Images

Começa nesta sexta-feira (22) o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro e já tem clube com o caminho bem traçado para conseguir o acesso para a primeira divisão. Donos das quatro primeiras posições da competição, Cruzeiro, Vasco Bahia e Grêmio estão todos com mais de 65% de chances de conquistar uma vaga na Série A de 2023.

Líder isolado do torneio com 42 pontos, o Cruzeiro faz uma campanha irretocável, com apenas três derrotas em 19 jogos. E com isso, a Raposa nunca esteve tão perto de conseguir o acesso: de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, os mineiros têm hoje 99% de probabilidade de subir para a primeira divisão. Mesmo número do site Chance de Gol.  Já o Departamento de Matemática e Estatísticas da UFMG dá 98,3% de chances de acesso ao time comandado por Paulo Pezzolano.

O Vasco, segundo colocado com 35 pontos, tem 76% de chances de subir, de acordo com o Infobola;  77,6%, nos números do Chance de Gol; e 73,3%, segundo a UFMG.

O terceiro time com maior probabilidade de conseguir o acesso é o Grêmio, que embora esteja na quarta posição na tabela de classificação, tem 73% de chances de voltar à Série A, segundo o Infobola; 96,2% para o Chance de Gol; e 68,4, segundo a UFMG.

Logo atrás aparece o Bahia, que ocupa o terceiro lugar na tabela, e tem 70% de probabilidades de subir de divisão, de acordo com o Infobola; 83,6%, segundo o Chance de Gol; e 65,2%, pelos números da UFM.

Nos números dos matemáticos, das equipes fora do G4, apenas Tombense e Sport aparecem com mais de 10% de chances de acesso.

Últimas do seu time