O Internacional é o atual campeão do torneio que começa neste domingo (2). Foto: Rodrigo Corsi/FPF

O Internacional é o atual campeão do torneio que começa neste domingo (2). Foto: Rodrigo Corsi/FPF

Começa neste domingo a 52ª edição da Copa São Paulo De Futebol Junior, torneio mais tradicional nas categorias de base do futebol brasileiro. A competição retorna ao calendário após ser cancelada em 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

Celeiro de muitos craques, a Copinha vai até o dia 25 de janeiro, data da final, que tradicionalmente ocorre no Pacaembu.

CONFIRA SEIS CURIOSIDADES SOBRE A COPINHA

Gol mais rápido

O gol mais rápido da história da Copinha foi marcado por um velho conhecido do futebol brasileiro, que está na ativa até hoje: em 2001, Fred, hoje atacante do Fluminense, defendia o América-MG, e marcou um gol com 3,17 segundos, do meio-campo, em partida contra o Vila Nova.

Número de participantes

Pela quarta vez consecutiva, a Copinha terá seu maior número de participantes em todos os tempos. Ao todo, 128 clubes disputarão a taça por todo o estado de São Paulo.

Número de jogos

Com tantos clubes na disputa, o torneio tem um número elevado de partidas: são 255 jogos disputados em 23 dias de competição.

Maior campeão

Ao longo dos anos, nenhuma equipe conquistou mais vezes o título da Copinha que o Corinthians. Potência na competição, o Timão foi campeão do torneio dez vezes.

Maior placar

Sempre reunindo muitos clubes, a Copinha muitas vezes é também cenário para grandes goleadas. O maior placar já feito no torneio se repetiu duas vezes: 14 a 0. A primeira vez foi o Cruzeiro quem aplicou a goleada ao vencer o Vasco de Itapecerica, em 1974. Já em 2010 a goleada se repetiu, dessa vez pelo Santo André, que aplicou o número histórico sobre o Santana, do Amapá.

Jogador mais jovem marcar um gol

A Copinha é tradicionalmente jogada por atletas sub-20. Alguns talentos precoces, porém, disputam o torneio com menos idade. É o caso de Pablo Ruan, jogador mais jovem a marcar na história da competição. Jogador do Osvaldo Cruz na edição de 2020, o atacante marcou com 15 anos, 3 meses e 24 dias.

Últimas do seu time