Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas, completaria 72 anos nesta quinta-feira (8), não fosse a inglória luta que travou contra o alcoolismo, que acabou ocasionando uma hemorragia digestiva e o levou a óbito em 1º de junho de 2014.
Um dos mais reverenciados laterais-esquerdos do mundo, " A Bruxa", como ficou conhecido, marcou época por Botafogo-RJ, Fluminense, New York Cosmos e Seleção Brasileira, nesta como titular na Copa de 1974, na Alemanha.
Natural de Natal-RN, onde nasceu em 8 de fevereiro de 1952, Marinho começou sua carreira profissional pela equipe do Riachuelo e passou por ABC e Náutico antes de chegar ao Rio de Janeiro, defendendo inicialmente o Botafogo e depois o Fluminense.
JOGADOR À FRENTE DO SEU TEMPO
Considerado moderno para sua época (final dos anos 60 e anos 70), Marinho notabilizou-se por sua grande habilidade ofensiva, característica que, por outro lado, o fez alvo de muitas críticas, para aqueles que consideravam que ele deixava os zagueiros sobrecarregados por seus avanços ao ataque.
O ápice desta polêmica aconteceu na Copa de 1974. Leão, goleiro titular da equipe, se desentendeu com Marinho Chagas após a derrota para a Polônia por 1 a 0, na disputa pelo terceiro lugar. O gol polonês foi feito pelo veloz ponta-direita Lato, justamente aquele que Marinho deveria estar marcando.
Também atuou no futebol norte-americano, pelo New York Cosmos, na esteira do pontapé inicial que o clube havia dado com as presenças de Pelé e Beckenbauer, entre outros.
Ainda teve uma passagem pelo São Paulo, entre 1981 (foi campeão paulista) e 1983 (vice-campeão paulista, ano em que o clube perdeu o título para o Corinthians), e encerrou sua carreira em 1988 pela equipe alemã do BC Harlekin Augsburg.
Marinho teve três filhos (um homem e duas mulheres), e três netos.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MARINHO CHAGAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES, VÍDEO COM TRÊS GOLS DE MARINHO CHAGAS, PELO FLUMINENSE, BOTAFOGO E SELEÇÃO BRASILEIRA, ESTE ÚLTIMO UM GOLAÇO DE FORA DA ÁREA
Compartilhe:
Saudade: Há três anos morria Adnan, ex-meia do Corinthians e Juventus
12/07/2025Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
12/07/2025Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
12/07/2025Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
11/07/2025Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
11/07/2025