Em 1974, seu primeiro ano como piloto da Ferrari. Foto: Divulgação

Em 1974, seu primeiro ano como piloto da Ferrari. Foto: Divulgação

Há exatamente cinco anos morria o tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda.
 
Ele estava com 70 anos, internado em uma clínica na Suíça com problemas renais, causa de seu óbito.
 
A saúde do ex-piloto, um dos mais talentosos de todos os tempos, estava debilitada desde agosto de 2018, quando passou por um transplante de pulmão.
 
Ele se recuperou do procedimento, mas em janeiro de 2019 voltou a ser hospitalizado por conta de uma forte gripe, não retomando suas atividades profissionais na Mercedes na F1, onde ocupava o cargo de diretor. Nas semana que antecederam sua morte ele fazia sessões de diálise para tratar da deficiência renal.
 
OPINIÃO DE CLAUDIO CARSUGHI SOBRE NIKI LAUDA

Para o jornalista Claudio Carsughi, o ponto diferencial de Lauda em relação aos seus oponentes foi a `tática de corrida, que lhe valeu o apelido de computador´, sabendo o que era necessário para que somasse pontos para vencer um campeonato.

"A característica que mais marcou sua carreira e lhe valeu o apelido de “computador” foi a tática de corrida, o saber em todo momento o que era melhor fazer, se atacar no limite do carro ou resguardá-lo para chegar até a bandeirada. Sempre tendo em mente a disputa do Mundial, e os pontos necessários para vencê-lo", pondera Carsughi, que exemplificou esta virtude do austríaco na conquista de seu terceiro título na F1, em 1984, derrotando seu companheiro de equipe na McLaren, o francês Alain Prost.

Niki Lauda com a McLaren-Porsche em 1984, ano em que conquistou seu terceiro título mundial na F1. Foto: Divulgação

UM POUCO SOBRE NIKI LAUDA 
 
Natural da cidade de Viena, nascido no dia 22 de fevereiro de 1949, Andreas Nikolaus Lauda teve sua carreira de piloto quase encerrada após o gravíssimo acidente sofrido no Grande Prêmio da Alemanha de 1976, em Nurburgring. Clique aqui e veja a págia de Niki Lauda na seção "Que Fim Levou?".
 
A Ferrari de Lauda incendiou-se e ele ficou preso às ferragens por vários minutos. Com queimaduras de primeiro grau, chegou a receber a extrema-unção de um padre no hospital. Segundo o próprio Lauda, ele ouvia tudo o que falavam ao seu redor durante os primeiros dias de internação, quando todos pensavam que ele estivesse inconsciente.
 
As sequelas foram profundas em seu rosto, que ficou desfigurado, mesmo após diversas cirurgias plásticas. Sua orelha direita foi praticamente toda consumida pelo fogo e parcialmente reconstituída. 
 
A história daquela corrida, da temporada de 1976 e detalhes da vida de Niki Lauda e James Hunt (que acabou sendo o campeão naquele ano), acabou eternizada em película, com o filme "Rush, no Limite da Emoção", dirigido por Ron Howard, em 2013.
 
ABAIXO, TRAILER OFICIAL DE "RUSH, NO LIMITE DA EMOÇÃO", DE 2013

 
Lauda já havia conquistado o título de campeão mundial de pilotos de F1 pela mesma Ferrari em 1975, e voltou a ganhar pelo time italiano em 1977.
 
Em seguida, transferiu-se para a Brabham, onde competiu nas temporadas de 1978 e 1979, tendo como companheiro de equipe o brasileiro Nelson Piquet, de quem se tornou um grande amigo. Abandonou o automobilismo para cuidar exclusivamente de sua empresa aérea, a Lauda Air, não competindo nas temporadas de 1980 e 1981.
 
Como os negócios não trouxeram o retorno esperado, Lauda regressou à F1 em 1982, pela McLaren, e após duas discretas temporadas, voltou a ser campeão, em 1984, com a McLaren-Porsche.
 
Abandonou definitivamente as pistas em 1985, ano em que conquistou sua última vitória na F1, no GP da Holanda, disputado em Zandvoort, com McLaren Porsche. Ao seu lado, no pódio, Alain Prost (McLaren-Porsche) e Ayrton Senna (Lotus-Renault), segundo e terceiro colocados, respectivamente
 
No total, venceu 25 GPs, sendo 15 pela Ferrari, dois pela Brabham e oito pela McLaren. O austríaco largou na pole em 24 corridas.
 
Niki Lauda foi casado com Marlene Krus entre 1976 e 1991, com quem teve dois filhos: Mathias e Lukas. Também teve um outro filho, Cristoph, fruto de uma relacão extraconuugal.
 
Em 2008 casou-se com Birgit Wetzinger, uma comissária de bordo que trabalhava em sua empresa aérea. Com Birgit, 30 anos mais nova que ele, teve mais dois filhos, o casal de gêmeos Max e Mia.
 
Birgit, aliás, doou um rim para Niki Lauda, em um transplante feito pelo austríaco em 2005.
Alex na Inglaterra, no circuito de Watikins Glen em 1977, com a March. Ao lado, a Ferrari de Niki Lauda. Foto: Divulgação

Alex na Inglaterra, no circuito de Watikins Glen em 1977, com a March. Ao lado, a Ferrari de Niki Lauda. Foto: Divulgação


Niki Lauda e Rubens Barrichello em 22 de setembro de 2013, no circuito de Marina Bay, em Cingapura, acompanhando o GP de F1. Foto: Instagram de Rubens Barrichello

Niki Lauda e Rubens Barrichello em 22 de setembro de 2013, no circuito de Marina Bay, em Cingapura, acompanhando o GP de F1. Foto: Instagram de Rubens Barrichello


James Hunt e Niki Lauda na temporada de 1976 eternizada em um filme,

James Hunt e Niki Lauda na temporada de 1976 eternizada em um filme, "Rush, No Limite da Emoção", de 2013, com direção de Ron Howard, o mesmo de "Cocoon", "Apolo 13" e "Uma Mente Brilhante", pelo qual ganhou o Oscar de melhor diretor em 2003. Reprodução


O tricampeão Niki Lauda se encontra com o tetracampeão Alain Prost minutos antes da largada do GP de Mônaco de F1, em 25 de maio de 2013. Foto: UOL

O tricampeão Niki Lauda se encontra com o tetracampeão Alain Prost minutos antes da largada do GP de Mônaco de F1, em 25 de maio de 2013. Foto: UOL


Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação

Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação


Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação

Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação


Niki Lauda e Emerson Fittipaldi durante os treinos para o GP do Canadá de Fórmula 1, em 9 de junho de 2012. Foto: Twitter de Emerson Fittipaldi

Niki Lauda e Emerson Fittipaldi durante os treinos para o GP do Canadá de Fórmula 1, em 9 de junho de 2012. Foto: Twitter de Emerson Fittipaldi


Em seu primeiro ano pela Ferrari, ouvindo os conselhos do tricampeão Niki Lauda. Foto: Divulgação

Em seu primeiro ano pela Ferrari, ouvindo os conselhos do tricampeão Niki Lauda. Foto: Divulgação


Em 1974 e em 2011

Em 1974 e em 2011


O avião da Niki, empresa administrada por Lauda e a Lufthart. Foto: Divulgação

O avião da Niki, empresa administrada por Lauda e a Lufthart. Foto: Divulgação


O avião da Lauda Air, empresa fundada por Niki Lauda. Foto: Divulgação

O avião da Lauda Air, empresa fundada por Niki Lauda. Foto: Divulgação


Lauda aos 62 anos. Foto: Divulgação

Lauda aos 62 anos. Foto: Divulgação


Com as marcas do acidente, em sua primeira temporada pela McLaren. Foto: Divulgação

Com as marcas do acidente, em sua primeira temporada pela McLaren. Foto: Divulgação


Um ano antes do acidente que provocou queimaduras em seu rosto. Foto: Divulgação

Um ano antes do acidente que provocou queimaduras em seu rosto. Foto: Divulgação


Em 2002, Lauda era diretor-técnico da Jaguar, e declarou que os carros da época eram fáceis de pilotar,

Em 2002, Lauda era diretor-técnico da Jaguar, e declarou que os carros da época eram fáceis de pilotar, "até um chimpanzé" guiaria um deles, disse. Ele fez uma tentativa em Valênca, na Espanha, mas o carro não foi tão "amistoso" com o tricampeão, e Lauda acabou rodando e voltando aos boxes rebocado. Foto: Divulgação


Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e Niki Lauda.Foto: Divulgação

Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e Niki Lauda.Foto: Divulgação


Outra bela imagem dos amigos Nelson Piquet e Nik Lauda, em 2002. Foto: Divulgação

Outra bela imagem dos amigos Nelson Piquet e Nik Lauda, em 2002. Foto: Divulgação


Em 1979, Nelson Piquet ao lado do amigo Niki Lauda. Foto: Divulgação

Em 1979, Nelson Piquet ao lado do amigo Niki Lauda. Foto: Divulgação


Niki Lauda e o argentino Carlos Reutemann, em 1974. Foto: Divulgação

Niki Lauda e o argentino Carlos Reutemann, em 1974. Foto: Divulgação


Niki Lauda é saudado por Ayrton Senna em 1984, ano de estreia do brasileiro, pela Toleman-Hart. Foto: Divulgação

Niki Lauda é saudado por Ayrton Senna em 1984, ano de estreia do brasileiro, pela Toleman-Hart. Foto: Divulgação


Niki Lauda e James Hunt disputam roda a roda. O austríaco com a Ferrari e o inglês com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação

Niki Lauda e James Hunt disputam roda a roda. O austríaco com a Ferrari e o inglês com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação


No GP norte-americano disputado nas ruas de Long Beach, com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação

No GP norte-americano disputado nas ruas de Long Beach, com a McLaren-Ford. Foto: Divulgação


Na mais lenta curva do calendário da Fórmula 1, a Lowes, no Principado de Mônaco. À esquerda está o italiano Arturo Merzario com o carro Merzário-Ford, abrindo passagem para Niki Lauda, com a Ferrari. Foto: Divulgação

Na mais lenta curva do calendário da Fórmula 1, a Lowes, no Principado de Mônaco. À esquerda está o italiano Arturo Merzario com o carro Merzário-Ford, abrindo passagem para Niki Lauda, com a Ferrari. Foto: Divulgação


Em 1984 Lauda conquistou o tricampeonato na Fórmula 1, com a McLaren-Porsche. Foto: Divulgação

Em 1984 Lauda conquistou o tricampeonato na Fórmula 1, com a McLaren-Porsche. Foto: Divulgação


Em 1983 na Inglaterra, no final de semana para a corrida disputada em Brands Hatch. Foto: Divulgação

Em 1983 na Inglaterra, no final de semana para a corrida disputada em Brands Hatch. Foto: Divulgação


Em 1979, ano em que anunciou sua primeira despedida da Fórmula 1. Lauda a bordo da Brabham-Alfa Romeu de 12 cilindros no traçado de Interlagos, prova dominada pela Ligier-Ford, que fez a dobradinha com os franceses Jacques Laffitte e Patrick Depailler. Foto: Divulgação

Em 1979, ano em que anunciou sua primeira despedida da Fórmula 1. Lauda a bordo da Brabham-Alfa Romeu de 12 cilindros no traçado de Interlagos, prova dominada pela Ligier-Ford, que fez a dobradinha com os franceses Jacques Laffitte e Patrick Depailler. Foto: Divulgação


No GP da Inglaterra de 1978, com a Brabham-Alfa Romeo. Foto: Divulgação

No GP da Inglaterra de 1978, com a Brabham-Alfa Romeo. Foto: Divulgação


Brands Hatch, Inglaterra, com a Ferrari. Foto: Divulgação

Brands Hatch, Inglaterra, com a Ferrari. Foto: Divulgação


O terrível acidente de Lauda em Nurburgring, na Alemanha. Foto: Divulgação

O terrível acidente de Lauda em Nurburgring, na Alemanha. Foto: Divulgação


Niki Lauda com a Brabham BT 46 -Alfa Romeo em 1978, à frente de seu companheiro de equipe Nelson Piquet e do francês Patrick Depailler, com a Tyrrell-Ford. Foto: Divulgação

Niki Lauda com a Brabham BT 46 -Alfa Romeo em 1978, à frente de seu companheiro de equipe Nelson Piquet e do francês Patrick Depailler, com a Tyrrell-Ford. Foto: Divulgação


A Ferrari com a qual conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1975. Foto: Divulgação

A Ferrari com a qual conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1975. Foto: Divulgação


Rivais em 1976, Lauda conversa com o inglês James Hunt antes do GP de Mônaco. Foto: Divulgação

Rivais em 1976, Lauda conversa com o inglês James Hunt antes do GP de Mônaco. Foto: Divulgação


Com o carro da BRM, no Canadá. Foto: Divulgação

Com o carro da BRM, no Canadá. Foto: Divulgação


Em 1976, na apresentação da Ferrari 312 T2, Clay Regazzoni, Niki Lauda e Enzo Ferrari. Foto: Divulgação

Em 1976, na apresentação da Ferrari 312 T2, Clay Regazzoni, Niki Lauda e Enzo Ferrari. Foto: Divulgação


Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas

Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas "Monaretas" dos anos 70. Foto: Reprodução


Em 15 de agosto de 1971, em Osterreichring, na Áustria, dia em que disputou seu primeiro GP de F1. Foto: Divulgação

Em 15 de agosto de 1971, em Osterreichring, na Áustria, dia em que disputou seu primeiro GP de F1. Foto: Divulgação


Em 2 de outubro de 1977, dia em que conquistou seu bicampeonato mundial de F1, pela Ferrari, com o quarto lugar obtido no GP dos EUA, em Watkins Glen. Foto: Divulgação

Em 2 de outubro de 1977, dia em que conquistou seu bicampeonato mundial de F1, pela Ferrari, com o quarto lugar obtido no GP dos EUA, em Watkins Glen. Foto: Divulgação


No pit-lane de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Niki Lauda com sua Brabham BT46B (#1) e Emerson Fittipaldi com o Copersucar F5A (#14). Foto: Divulgação

No pit-lane de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Niki Lauda com sua Brabham BT46B (#1) e Emerson Fittipaldi com o Copersucar F5A (#14). Foto: Divulgação


Jovens pilotos e veteranos. Atrás, Niki Lauda e Keke Rosberg. À frente, Mathias Lauda, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, em 2005, durante fim de semana da GP2. Foto: Divulgação

Jovens pilotos e veteranos. Atrás, Niki Lauda e Keke Rosberg. À frente, Mathias Lauda, Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, em 2005, durante fim de semana da GP2. Foto: Divulgação


A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi

A Caloi promoveu sua bicicleta mais cobiçada na época, a Caloi 10 com uma propaganda envolvendo sete pilotos que participaram do GP Brasil daquele ano. Da esquerda para a direita: Jody Scheckter (Wolf), Patrick Depailler (Tyrrell), James Hunt (McLaren), Niki Lauda (Ferrari), Ingo Hoffmann (Copersucar-Fittipaldi), Emerson Fittipaldi (Copersucar-Fittipaldi) e Larry Perkins (BRM). Foto: Facebook/Copersucar-Fittipaldi

 
 

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