Saudade: Há cinco anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo
Saudade: Há cinco anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo
Por Marcos Júnior Micheletti - 28/11/2024 09:00
Um dos principais treinadores do futebol brasileiro da década de 1980, Cilinho, o Otacilio Pires de Camargo, nos deixava há exatamente cinco anos, no dia 28 de novembro de 2019.
Então com 80 anos, ele residia em Campinas (SP) e tinha sua saúde debilitada após sofrer um AVC (Acidente VAscular Cerebral) em abril de 2018.
Pelo São Paulo, clube pelo qual mais se destacou, Cilinho conquistou dois títulos estaduais, em 1985 e 1987.
Aliás, sob seu comando, o Tricolor viveu um momento de grande reformulação, com a saída de jogadores tarimbados como Waldir Peres, Zé Sérgio e Serginho Chulapa, que deram lugar a nomes que também marcaram época no Morumbi, como Silas e Muller, entre outros. Até mesmo Falcão, que chegou da Roma, precisou amargar algum tempo no banco de reservas, pois Cilinho apostou mais em Márcio Araújo até o craque que havia conquistado títulos pelo Inter (RS) e Roma conquistasse seu lugar.
Exceto pelo Mazembe (República Popular do Congo), equipe que comandou em 1970, e o Sport do Recife (em 1977), Cilinho treinou sempre equipes paulistas, entre elas, além do São Paulo, o Guarani, o Corinthians, o Santos, a Portuguesa, a Ponte Preta e o Rio Branco de Americana, entre outras, esta a última em que trabahou, entre 2011 e 2012.