Saudade: Ex-meia do São Paulo, Maneca nos deixava há cinco anos
Saudade: Ex-meia do São Paulo, Maneca nos deixava há cinco anos
Por Marcos Júnior Micheletti - 05/12/2024 15:00
Ele foi revelado no interior paulista, pelo Batatais. Foto: Portal Terceiro Tempo
Meia-esquerda com passagem pelo São Paulo entre 1956 e 1959, Maneca nos deixava há exatos cinco anos. Ele residia em Ribeirão Preto e estava com 86 anos de idade.
Revelado no interior paulista, pelo Batatais, Manoel da Silva, o Maneca, teve uma bela passagem vestindo a camisa 10 do Comercial de Ribeirão Preto, o que lhe rendeu o convite do São Paulo Futebol Clube.
Depois de defender o Tricolor, passou pelo Noroeste de Bauru e encerrou sua carreira em Piracicaba, pelo XV de Novembro.
PASSAGEM PELO SÃO PAULO
Com a camisa são-paulina, entre os anos de 1956 e 1959, Maneca realizou 79 partidas (42 vitórias, 16 empates e 21 derrotas), marcou 10 gols e fez parte do elenco vitorioso no Paulistão de 1957.
Em pé, da esquerda para a direita, Bonelli, De Sordi, Victor, Turcão e Mauro. Agachados, da esquerda para a direita, Maurinho, Zézinho, Gino Orlando, Manéca e Canhoteiro. Foto enviada por Roberto Saponari
O jornalista Milton Neves recebeu no dia 14 de dezembro de 2001, o Título de Cidadão Ribeirão-pretano. Além de políticos que estiveram presentes na solenidade, muitas pessoas prestigiaram a homenagem, dentre elas, amigos e ex-jogadores. Maneca foi um deles
Em pé, da esquerda para a direita, o primeiro é Cotia. Hélio Vieira é o segundo. Agachados: Silva é o segundo jogador (sentado em cima da bola) e Maneca é o penúltimo. A foto foi enviada por Dimitri Navokov, que recebeu da filha de Hélio Vieira, Rita Vieira
O São Paulo om alguns jogadores que não costumavam entrar com frequência em campo. Em pé, da esquerda para a direita, estão Clélio, Esnel, Poy, Riberto, Rodrigo e Ferrari; agachados estão Sílvio, Berazza, Wílson Buzzone, Maneca e Roberto.
Em pé: Adézio, Gerolino, Geraldo, Julião, Aracito e Gualberto. Agachados: Batista, Toninho Guerreiro, Capelozza, Maneca e Davi.
Dondinho, pai de Pelé, é o primeiro em pé, da esquerda pra direita. Naquele BAC dos anos 50, o quarto agachado é Maneca.
Veja o ex-meia em foto de 14 de dezembro de 2001 em Ribeirão Preto, data em que Milton Neves recebeu o título de cidadão da cidade.
Em pé: Cotia (ex-XV de Jaú), Esnel (ex-São Paulo), Ribamar (ex-XV de Jaú), Elias (ex-Vasco), Camilo e o goleiro Barrela (ex-XV de Jaú). Agachados: massagista Ivo, Moscatelli (ex-Juventus), Silva (ex-São Paulo e Fla), Amorim (ex-Palmeiras), Maneca e Mangaratiba (deixou o Botafogo do Rio e em seu lugar entrou Garrincha).
O terceiro agachado é Mairiporã, seguido por Maneca.
Em pé, da esquerda para a direita: Aracito, João Leal Neto, Viana, Navarro, Bachega e Gualberto. Agachados: Capelozza, Zé Carlos, Toninho Guerreiro, Maneca e Valdo
Veja Maneca em foto de 15 de novembro de 2005, em mais um encontro de ex-jogadores são-paulinos
Em 1959, pelo XV de Piracicaba
Dois momentos do querido e saudoso Maneca
Comercial de Ribeirão Preto nos anos 50. Em pé, da esquerda para a direita, o terceiro é Toninho. O quarto agachado, da esquerda para a direita é Maneca
Em da esquerda para a direita: Pedro, Fernando, Geraldo, Gaspar, Vila e Julião. Agachados: Batista, Ranulfo, Gomes, Maneca e Gélson. Foto: reprodução