Peixe alcançou 45 pontos e tem menos de 1% de probabilidades de cair para a Série B. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Peixe alcançou 45 pontos e tem menos de 1% de probabilidades de cair para a Série B. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ao vencer o Fortaleza por 2 a 0, na noite da última quinta-feira (25), na Vila Belmiro, o Santos alcançou os tão sonhados 45 pontos e aliviou verdadeiramente a pressão na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo em casa, o Peixe subiu duas posições, saltou das 13ª para a 11ª posição e abriu, momentaneamente, oito pontos de vantagem para o Z4 restando mais três rodadas para o fim da competição.

Segundo números do Departamento de Matemática da UFMG, as chances de rebaixamento do Alvinegro Praiano reduziram drasticamente. No levantamento da universidade mineira, o Peixe, que abriu a rodada 8% de chances de cair, praticamente zerou essa possibilidade e hoje tem 0,32% de probabilidades de ser rebaixado. Para a UFMG, a equipe que alcançar 47 pontos terá 0% de chances de cair. Desse modo, o Peixe precisaria de mais dois pontos nos três jogos que lhe restam (Internacional, Flamengo e Cuiabá).

Enquanto o Peixe reduz suas possibilidades de queda, o São Paulo vê crescer, ainda que pouco, o risco. O Tricolor tinha 6% de chances de ser rebaixado. Após empatar jogo atrasado com o Athletico-PR, no Morumbi, o Tricolor viu crescer para 7,4% as probabilidades de rebaixamento. O time de Rogério Ceni ocupa hoje a 14ª posição, com 42 pontos, cinco a frente do Bahia, primeiro time dentro do Z4, e que ainda hoje nesta sexta-feira contra o Grêmio.

A luta contra o rebaixamento é cada vez mais acirrada: com exceção da Chapecoense, com a queda já consolidada matematicamente, ainda lutar para fugir da queda Sport (98,8% de chances de rebaixamento), Grêmio (87,1%), e Bahia (47,6%). Beirando o Z4 estão Juventude (28,4%), Atlético-GO (20,2%),  Athletico-PR (8%), além do São Paulo (7,4%).

Últimas do seu time