“O Santos está na final do Campeonato Paulista”. Essa é uma das manchetes que mais acompanhando futebol nos últimos anos

“O Santos está na final do Campeonato Paulista”. Essa é uma das manchetes que mais acompanhando futebol nos últimos anos

“O Santos está na final do Campeonato Paulista”. Essa é uma das manchetes que mais acompanhando futebol nos últimos anos. Depois de muito tempo sendo um coadjuvante estadual, o Santos recuperou a moral em São Paulo, passou a ser dominante por aqui, e tem sido protagonista nos últimos Paulistões.

Desde o Paulistão de 2005 que o Santos é campeão ou vice-campeão estadual (a única exceção foi o ano de 2008, quando a final foi entre Palmeiras e Ponte Preta): Em 2005, em campeonato disputado em pontos, o Santos foi segundo colocado, atrás apenas do São Paulo; Em 2006, também na disputa de pontos corridos, Peixe Campeão (talvez o pior time campeão nos últimos anos – o Santos tinha Cleber Santana, Reinaldo, Ávalos, Léo Lima, Geílson); Em 2007, novamente título santista em final emocionante contra o São Caetano no Morumbi; Em 2009, início da Era Neymar, o Peixe foi vice-campeão perdendo a final para o Corinthians de Ronaldo; Em 2010, o primeiro título da Neymar pelo Santos, campeão paulista contra o Santo André; 2011 veio o Bi, Santos campeão contra o Corinthians na Vila; 2012 o tri, título contra o Guaraní no ano do centenário santista; e em 2013, vice-campeão, derrotado pelo Corinthians na final.

Estamos em 2014, e a história se repete. Parece pouca coisa, afinal o campeonato estadual perdeu valor nos últimos anos. Mas não. Não é pouca coisa. O Campeonato Paulista é o estadual mais forte do país, além de 4 grandes, conta também com clubes menores, porém tradicionais, que sempre estão nas séries A ou B do Brasileiro.

Para dimensionar o feito do Santos é só pensar: de 2005 pra cá, clubes grandes como Palmeiras e São Paulo só disputaram o título uma vez cada um (o tricolor em 2005 e o verdão em 2008). E não adianta aparecer alguém com argumento do tipo “O Paulista não vale nada, ninguém leva a sério”, porque não é assim. Todos jogam o Paulista com força máxima, todos levam a sério, todos se dedicam totalmente e comemoram demais quando vencem o estadual.

O feito do Santos deve ser valorizado sim. O título (se vier) tem que ser muito comemorado sim. É a melhor forma para se começar uma temporada. Novamente o Santos pode coroar uma geração de Meninos da Vila com o título Paulista, e, melhor ainda, com a perspectiva de fazer um grande Campeonato Brasileiro.

No Twitter: @lucas_creis

Foto: Site oficial do Santos

Últimas do seu time