Atacante brasileiro tem sido especulado no Chelsea. Foto: Facebook/Divulgação/PSG

Atacante brasileiro tem sido especulado no Chelsea. Foto: Facebook/Divulgação/PSG

A próxima janela de transferências ainda está distante, mas a novela Neymar já voltou aos noticiários. Como acontece em praticamente todos os períodos de negociações, o craque brasileiro tem sua saída do Paris Saint-Germain especulada em veículos da imprensa europeia. Dessa vez, o camisa 10 tem seu nome ventilado no Chelsea e, honestamente, essa seria a melhor coisa que o atacante poderia fazer.

Cinco anos e meio depois, parece claríssimo (ainda mais do que na época) que foi um erro Neymar deixar o Barcelona pra jogar pelo PSG.

O atacante saiu de um clube gigante e que vinha conquistando tudo, com uma visibilidade absurda, numa liga importante, e com caminho pavimentado para assumir o protagonismo no lugar de Messi no Camp Nou, e se mudou para uma equipe (em termos de tradição e relevância) mediana no cenário europeu, num campeonato fraco e de estilo muito físico (para não dizer violento), para encabeçar um projeto que só poderia ser considerado bem-sucedido se culminar na conquista da Champions League.

Bem, o título europeu não veio até o momento, as eliminações do PSG na Champions sempre caíram nas costas justamente de Neymar, as lesões apareceram, a relação com a torcida do time de Paris nunca engrenou (em alguns momentos foi péssima) e o brasileiro “desceu alguns degraus” na escada dos maiores jogadores do mundo.

A França fez mal a Neymar!

No Paris Saint-Germain, Neymar escolheu a “zona de conforto”, em detrimento do desafio técnico. E as consequências são óbvias.

Sim! A França e o PSG fizeram mal a ele!

No campeonato francês, o camisa 10 baixou seu nível de competitividade (afinal, os campeonatos já começam “quase” ganhou pelo PSG), consequentemente não conseguiu ser o mesmo jogador técnica e fisicamente em relação ao que mostrou no Barcelona.

Sempre que precisou subir o nível (em momentos decisivos na Champions League com o PSG, ou em Copa do Mundo com a seleção brasileira), ele teve dificuldades. E é natural, afinal o “menino Ney” já não é mais nenhum garoto.

Mudar-se para o Chelsea (ou para qualquer outro clube inglês) significa ainda se desafiar, buscar o mais alto nível, correr atrás de mais competitividade.

Sair do PSG e ir para a liga mais forte do mundo seria a melhor coisa a se fazer para Neymar.

Mas o quanto ele ainda quer esse desafio?

 

Últimas do seu time