Um dos ídolos do Grêmio, atual técnico do time gaúcho, viveu momentos intensos nos gramados. Foto: UOL

Um dos ídolos do Grêmio, atual técnico do time gaúcho, viveu momentos intensos nos gramados. Foto: UOL

Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, atual treinador do Grêmio, completa 55 anos neste sábado.

Um dos principais nomes da história do Grêmio, que também marcou época com as camisas do Fluminense e outros clubes, nasceu no município de Guaporé, na Serra Gaúcha, em 09 de setembro de 1962.

Ponta-direita autêntico, viveu seu melhor momento como jogador no dia 11 de dezembro de 1983, dia em que marcou os dois gols da vitória gremista sobre o Hamubrgo, na final do Mundial de Clubes, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.

O primeiro gol do camisa 7 do Tricolor aconteceu aos 37 minutos da etapa inicial, jogada típica de um ponta, entrando na grande área, driblando e chutando no canto em que estava o goleiro Stein.

O segundo gol de Renato, que sacramentou a vitória sobre o time alemão aconteceu no final do jogo, quando Renato recebeu cruzamento de Caio, da esquerda, que foi desviado por Tarciso. Renato driblou um zagueiro e tocou no canto esquerdo do goleiro alemão.

VEJA, ABAIXO, OS DOIS GOLS DE RENATO NA VITÓRIA GREMISTA CONTRA O HAMBURGO EM 11 DE DEZEMBRO DE 1983. NARRAÇÃO DE HAROLDO DE SOUZA (RÁDIO GAÚCHA)

Time do Grêmio que começou a partida diante do Hamburgo na final do Mundial de Clubes, em 11 de dezembro de 1983. Em pé, da esquerda para a direita: Paulo Roberto, Mazaropi, Baidek, China, Paulo César e Hugo de León. Agachados: Renato Gaúcho, Osvaldo, Tarciso, Paulo Cézar Caju e Mário Sérgio. Foto: Reprodução/Revista FOOTBALL

FAZENDO HISTÓRIA PELO FLU

Depois de passar pelo Flamengo, Roma, Botafogo, retornar ao Grêmio, Botafogo, Cruzeiro, novamente Flamengo e Atlético-MG, Renato Gaúcho vestiu a camisa do Fluminense e viveu um outro momento mágico em 25 de junho de 1995, final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.

A partida estava empatada em 2 a 2, resultado que garantia o título ao Rubro-negro. Mas, aos 42 minutos da etapa final, de barriga, Renato Gaúcho marcou o terceiro gol do time das Laranjeiras, justamente no ano do centenário do Flamengo.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS ARAÚJO, O GOL HISTÓRICO DE RENATO GAÚCHO NA FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA DE 1995.

O memorável gol de barriga, na final do Campeonato Carioca de 1995, contra o Flamengo. Foto: Reprodução

SOMENTE UMA COPA DO MUNDO

Renato era nome certo na seleção brasileira que foi à Copa do México de 1986, mas acabou cortado por Telê Santana, que alegrou indisciplina do jogador após se atrasar para reapresentar-se ao grupo, às vésperas do embarque para o Mundial.

Em 1990 foi convocado por Sebastião Lazaroni para a Copa da Itália, mas não foi titular. Participou apenas do jogo diante da Argentina, entrando no lugar do líbero Mauro Galvão. O Brasil foi eliminado do torneio, com gol de Caniggia.

Sócrates, Cerezo e Renato nos preparativos para a Copa de 86. Apenas Sócrates foi ao Mundial do México. Cerezo foi cortado por contusão e Renato por indisciplina. O jogador não foi perdoado por Telê Santana. Foto: Reprodução

TREINADOR

Como treinador, iniciou sua carreira pelo Madureira, em 2000. Os dois principais títulos conquistados por Renato Gaúcho foram exatamente pelo Fluminense e pelo Grêmio. A Copa do Brasil de 2007 pelo Flu e a Copa do Brasil de 2016 pelo clube gaúcho.

DESEJO DE TREINAR A SELEÇÃO BRASILEIRA

Em recente entrevista, ao UOL, Renato revelou o desejo de treinar a seleção brasileira. Segundo ele, é uma promessa que fez à sua esposa, Maristela Bavaresco, e à filha, Carol Portaluppi.

Com a filha Carol Portaluppi, na Arena do Grêmio. Foto: UOL

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RENATO GAÚCHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Últimas do seu time