Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, atual treinador do Grêmio, completa 55 anos neste sábado.
Um dos principais nomes da história do Grêmio, que também marcou época com as camisas do Fluminense e outros clubes, nasceu no município de Guaporé, na Serra Gaúcha, em 09 de setembro de 1962.
Ponta-direita autêntico, viveu seu melhor momento como jogador no dia 11 de dezembro de 1983, dia em que marcou os dois gols da vitória gremista sobre o Hamubrgo, na final do Mundial de Clubes, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.
O primeiro gol do camisa 7 do Tricolor aconteceu aos 37 minutos da etapa inicial, jogada típica de um ponta, entrando na grande área, driblando e chutando no canto em que estava o goleiro Stein.
O segundo gol de Renato, que sacramentou a vitória sobre o time alemão aconteceu no final do jogo, quando Renato recebeu cruzamento de Caio, da esquerda, que foi desviado por Tarciso. Renato driblou um zagueiro e tocou no canto esquerdo do goleiro alemão.
VEJA, ABAIXO, OS DOIS GOLS DE RENATO NA VITÓRIA GREMISTA CONTRA O HAMBURGO EM 11 DE DEZEMBRO DE 1983. NARRAÇÃO DE HAROLDO DE SOUZA (RÁDIO GAÚCHA)
FAZENDO HISTÓRIA PELO FLU
Depois de passar pelo Flamengo, Roma, Botafogo, retornar ao Grêmio, Botafogo, Cruzeiro, novamente Flamengo e Atlético-MG, Renato Gaúcho vestiu a camisa do Fluminense e viveu um outro momento mágico em 25 de junho de 1995, final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.
A partida estava empatada em 2 a 2, resultado que garantia o título ao Rubro-negro. Mas, aos 42 minutos da etapa final, de barriga, Renato Gaúcho marcou o terceiro gol do time das Laranjeiras, justamente no ano do centenário do Flamengo.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS ARAÚJO, O GOL HISTÓRICO DE RENATO GAÚCHO NA FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA DE 1995.
SOMENTE UMA COPA DO MUNDO
Renato era nome certo na seleção brasileira que foi à Copa do México de 1986, mas acabou cortado por Telê Santana, que alegrou indisciplina do jogador após se atrasar para reapresentar-se ao grupo, às vésperas do embarque para o Mundial.
Em 1990 foi convocado por Sebastião Lazaroni para a Copa da Itália, mas não foi titular. Participou apenas do jogo diante da Argentina, entrando no lugar do líbero Mauro Galvão. O Brasil foi eliminado do torneio, com gol de Caniggia.
TREINADOR
Como treinador, iniciou sua carreira pelo Madureira, em 2000. Os dois principais títulos conquistados por Renato Gaúcho foram exatamente pelo Fluminense e pelo Grêmio. A Copa do Brasil de 2007 pelo Flu e a Copa do Brasil de 2016 pelo clube gaúcho.
DESEJO DE TREINAR A SELEÇÃO BRASILEIRA
Em recente entrevista, ao UOL, Renato revelou o desejo de treinar a seleção brasileira. Segundo ele, é uma promessa que fez à sua esposa, Maristela Bavaresco, e à filha, Carol Portaluppi.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RENATO GAÚCHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
01/07/2025O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'
01/07/2025Maurílio, ex-Palmeiras, hoje treinador, é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
01/07/2025Achados & Perdidos: Há 16 anos o Corinthians conquistava seu terceiro e último título na Copa do Brasil
01/07/2025Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
30/06/2025