Clube que revelou Roberto Carlos, o União São João de Araras joga a quarta divisão paulista. Foto: Carol Custanari/União São João

Clube que revelou Roberto Carlos, o União São João de Araras joga a quarta divisão paulista. Foto: Carol Custanari/União São João

O futebol é cíclico e tudo muda muito rápido. Clubes que hoje desfrutam dos mais altos patamares do futebol nacional e até internacional amanhã pode se ver no fundo do poço e vice-versa.

É normal, com o passar do tempo, ver equipes tradicionais e que já chegaram à elite hoje lutar para sobreviver e sequer ter uma divisão nacional para jogar. Problemas financeiros, administrações ruins, enfraquecimento do futebol no interior… são muitos os motivos que levam essas equipes a uma situação delicada.

RELEMBRE CINCO TIMES QUE JOGARAM A SÉRIE A DO BRASILEIRO E HOJE ESTÃO SEM DIVISÃO NACIONAL

Paraná Clube

Presente em muitas edições da Série A, o Paraná Clube caiu de forma consecutiva da primeira para a Série D em quatro anos. Em 2023, o clube de Curitiba joga a segunda divisão paranaense e não tem vaga em nenhuma divisão nacional.

 

Gama

A última aparição do Gama na Série A foi em 2002. de lá pra cá, o clube do Distrito Federal desabou e hoje não joga sequer a Série D.

 

União São João

Sensação do futebol paulista no início dos anos 90 e celeiro de grandes craques como Roberto Carlos, Alexandre e Wagner, o União São João de Araras chegou a paralisar suas atividades nos últimos anos. Hoje, a equipe ararense joga a quarta divisão paulista e está longe de ter vaga em alguma divisão nacional.

 

Portuguesa

Vice-campeã brasileira em 1996, a Lusa é um dos principais exemplos de equipes que um dia desfrutaram da Série A e que despencaram até ficar sem divisão nacional. Em 2023, a equipe do Canindé terá a chance de conquistar uma vaga na Série D de 2024. Para isso, precisa vencer a Copa Paulista que será disputada no segundo semestre.

 

Joinville

Campeão da Série B em 2014, o Joinville jogou a primeira divisão em 2015, acabou rebaixado no mesmo ano e nunca mais voltou.De lá pra cá, a equipe catarinense também perdeu força e hoje não joga nenhuma divisão nacional.

 

 

Últimas do seu time