Ele ficou pouco tempo no Parque São Jorge. Foto: Divulgação

Ele ficou pouco tempo no Parque São Jorge. Foto: Divulgação

Hoje comentarista de futebol, Paulo Cézar Lima, também conhecido como Paulo Cézar Caju, que completa 73 anos nesta quinta-feira (16), foi muito cobiçado pelo Corinthians em 1971 mas só desembarcou no Parque São Jorge dez anos depois, para disputar apenas quatro jogos com a camisa alvinegra, três no Campeonato Paulista e um amistoso.

Se hoje as "vaquinhas" são comuns na Internet, com doações online, em 1971 a campanha para arrecadar dinheiro para a contratação do meia carioca foi "raiz" mesmo, com barris espalhados pela cidade...

O intento não foi conseguido, e Paulo Cézar, então no Botafogo (RJ), percorreu um longo caminho até chegar ao Corinthians, passando por Flamengo, Olympique de Marseille (França), fluminense, Botafogo (RJ) novamente, Grêmio e Vasco da Gama.

Sua esttreia pelo Alvinegro aconteceu em 25 de outubro de 1981, derrota por 2 a 0 para o São Paulo no Morumbi, gols de Serginho e Éverton, em tarde de grande jornada do saudoso Mário Sérgio (1950-2016). 

O jogo seguinte foi em Jaú, diante do XV, empate em 1 a 1. Depois, novo empate, mais uma vez 1 a 1, agora contra o Guarani, no Pacaembu. Por fim, disputou um amistoso na Guatemala frente ao Comunicales, vitória corintiana por 1 a 0, gol de Mário Motta.

Assim, em apenas quatro jogos disputados pelo Corinthians, Paulo Cézar Caju não marcou nenhum gol e seu contrato foi rescindido e no mesmo ano jogou pelo California Surf (EUA). Em 1982 retornou à Europa, para ficar até 1983 no modesto AS Aix e ainda em 1983 voltou a jogar pelo Grêmio, onde conquistou o Mundial de Clubes e encerrou sua carreira.

Pela Seleção Brasileira, esteve presente na conquista da Copa de 1970, no México, tendo participado dos jogos contra a Inglaterra e a Romênia. Também disputou o Mundial seguinte, na Alemanha, quando o Brasil terminou em quarto lugar. 

ABAIXO, SÃO PAULO 2 X 0 CORINTHIANS EM 25 DE OUTUBRO DE 1981, PELO CAMPEONATO PAULISTA, ESTREIA DE PAULO CÉZAR CAJU PELO CORINTHIANS. NARRAÇÃO DE LUIZ NORIEGA E COMENTÁRIOS DE CARLOS EDUARDO LEITE (O DUDU) PELA TV CULTURA (SP)

 

Jogo de estreia de Paulo Cézar Caju pelo Corinthians, derrota para o São Paulo no Morumbi por 2 a 0, em 25 de outubro de 1981. Em pé, da esquerda para a direita: Rondinelli, Gomes, Zé Maria, Rafael, Caçapava e Wladimir. Agachados estão Biro-Biro, Sócrates, Mário, Zenon e Paulo Cézar Caju

 

Equipe corintiana em Jaú, no segundo jogo de Caju pelo Alvinegro, em 1º de novembro de 1981. Em pé, da esquerda para a direita: Rondinelli, Zé Maria, Rafael, Gomes, Caçapava e Wladimir. Agachados: Eduardo, Biro-Biro, Sócrates, Zenon e Paulo Cézar Caju

 CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PAULO CÉZAR CAJU NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time