Do UOL, em São Paulo
A Uefa se reunirá com a Associação de Clubes da Europa amanhã para discutir possíveis mudanças na Liga dos Campeões, entre elas um sistema de acesso e rebaixamento, publica o jornal americano "Wall Street Journal".
De acordo com a publicação, o encontro informal avaliará inovações na principal competição da Europa. Porém, possíveis mudanças só devem ser implementadas a partir de 2024.
O jornal diz que ainda não foram definidos detalhes sobre a proposta, mas a ideia é que o sistema de rebaixamento e promoção ocorresse com a formação de supergrupos.
O encontro ainda avaliará a possibilidade da realização de partidas da Liga dos Campeões no fim de semana. Atualmente, apenas a final da competição é realizada em um sábado, com os demais jogos disputados em terça e quarta-feira.
A reunião ocorre em um momento de intensa discussão quanto a mudanças no calendário de competições no futebol. A Uefa programa para 2021 a criação de mais um torneio continental, além da Liga Europa e da Liga dos Campeões.
Fora isso, os principais clubes do continente têm em mãos um projeto de criação de uma Superliga Europeia. A Uefa se sente pressionada pela possibilidade, o que facilita a discussão de mudanças a parti de demandas dos grandes clubes.
Já a Fifa anunciou na última sexta-feira uma alteração no formato do Mundial de Clubes, que a partir de 2024 será disputado de quatro em quatro anos por 24 participantes. Os principais clubes europeus e a Uefa são resistentes a esta mudança.
Foto: Divulgação
Rebaixamento na Champions? Confira as possíveis mudanças na competição
18/03/2019PSG de Neymar: falta bola, camisa... e sorte!
17/12/2018Eleição na Uefa põe dois brasileiros na seleção de 2017; Neymar fica fora
11/01/2018Uefa bane vice da Liga Europa de competições internacionais por um ano
01/04/2016Messi finalmente "fura" Cech, Barça bate Arsenal e se aproxima das quartas
23/02/2016