Atacante Rodrigo Varanda está perto de reforçar o clube de Bragança. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Atacante Rodrigo Varanda está perto de reforçar o clube de Bragança. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Mantendo sua filosofia de buscar atletas jovens, o Red Bull Bragantino está perto de acertar a contratação do atacante Rodrigo Varanda, do Corinthians. As duas equipes discutem os detalhes finais do negócio e o jogador de apenas 18 anos, que não vem tendo espaço  no Timão com Sylvinho, reforçará a equipe de Bragança Paulista.

Varanda surgiu muito bem num Corinthians cheio de problemas e sem capacidade de investimento. Muito jovem e claramente queimando etapas, fez gols importantes no início da temporada, ainda sob o comando de Vagner Mancini. Mas, obviamente, oscilou e perdeu espaço. Como todo jovem, porém, precisa de paciência para maturar e entregam desempenho mais constante. E hoje, talvez nenhum lugar seja um ambiente tão propício para isso do que o RB.

Exemplo no mercado brasileiro no modelo de administração, o Red Bull Bragantino vem mostrando também como trabalhar bem com atletas jovens.

O time de Maurício Barbieri, que chegou a liderar o Brasileirão e que faz boa campanha em sua segunda temporada consecutiva na Série A, é formado em grande parte por atletas ascendentes, com pouca idade e excelente potencial.

A linha seguida pelo RB é clara e o foco não está em contratações badaladas, de jogadores experientes, chamados “medalhões”. O objetivo é investir em atletas em fase final de formação. E o clube de Bragança os utiliza muito bem.

Nomes que vinham tendo menos oportunidades em seus antigos clubes chegaram à cidade do interior paulista e, não só ganharam espaço, como se destacaram: Arthur, ex-Palmeiras, Helinho, ex-São Paulo, Léo Ortiz, ex-Inter e Sport, Natan, ex-Famengo, Cleiton, ex-Atlético, e até mesmo o venezuelano Jan Hurtado, ex-Boca Juniors. Todos jogadores abaixo dos 25 anos.

No Brasil, poucos clubes utilizam tão bem seus jovens. O Santos é o grande exemplo positivo, embora isso aconteça por linhas tortas, uma vez que o Peixe criou essa tradição pela necessidade, já que conviveu e convive com inúmeras crises financeiras. O Fluminense, em cenário semelhante, também faz bom uso de sua base. Nos últimos dois anos, o Palmeiras passou a utilizar melhor seus jovens e tem colhido bons frutos.

A verdade é que o futebol brasileiro tem pouquíssima paciência com seus jovens jogadores. Isso vale para torcida, dirigentes, comissões técnicas e imprensa. E temporada após temporada o Red Bull Bragantino vai ensinando uma importante lição aos nossos clubes.

Últimas do seu time