Descubra todos os pontos fortes do campeão da Conferência Leste

Descubra todos os pontos fortes do campeão da Conferência Leste

Será que teremos o primeiro tricampeão da NBA desde o Los Angeles Lakers de 2000-01-02? Isso ainda não podemos ter certeza. Porém, um número histórico já foi igualado. Apenas dois times tinham conseguido chegar a pelo menos quatro finais consecutivas da NBA, Boston Celtics e Los Angeles Lakers. Agora, na atual temporada, o Miami Heat conseguiu ingressar neste pequeno grupo. Desde de 2011, o primeiro ano do trio LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade na franquia da Flórida, o Heat está nas finais da NBA.

Pelo segundo ano seguindo, a final da maior liga de basquete do mundo será entre Miami Heat e San Antonio Spurs. Após uma fantástica série de sete confrontos em 2013, a franquia da Flórida se sagrou tricampeã da NBA e bicampeã seguida. Vale lembrar que os Spurs nunca tinham perdido uma final de NBA e que lideravam a série em 3 a 2 até o jogo 5. Entretanto, o Miami venceu os dois últimos jogos e quebrou essa invencibilidade do San Antonio.

Para esta decisão de 2014, o Miami Heat não sofreu grandes atuações no elenco e no estilo de jogo. O time ainda prioriza a defesa e os ataques com James, tendo como coadjuvantes Wade e Bosh. Contudo, durante a temporada regular, os atuais bicampeões não tiveram grande desempenho como no ano anterior, quando teve a vantagem de decidir o último duelo em casa. Desta vez, os Spurs terão a vantagem de, se necessário, atuar o jogo sete em seu ginásio.

Ficou claro nesta temporada 2013-14, o Heat preferiu guardar seus titulares para a hora da decisão. Em diversos momentos, Erik Spoelstra sacou os astros da equipe durante uma partida ou sequer os colocou para jogar. Wade, por exemplo, atuou em 54 dos 82 jogos da temporada regular, um número abaixo dos 69 em que ele participou na passada. Afinal, a comissão técnica não queria perder nenhum atleta por contusão ou cansaço na hora mais importante do ano.

Se durante a temporada regular o time se poupou, nos playoffs, os jogadores se doaram ao máximo. Em 15 partidas na pós-temporada, o Heat perdeu apenas três. É a franquia que menos foi derrotada durante este payoff. Os Spurs, por exemplo, perderam três jogos já na primeira rodada contra o Dallas Mavericks. A evolução do Miami no momento decisivo foi clara. Para quem tinha dúvidas, a série contra o Indiana Pacers as esclareceu. A franquia da Flórida não tomou conhecimento do melhor time ranqueado da Conferência Leste.

Não tem como falar do Heat sem falar de LeBron James, ainda mais nessa pós-temporada. Ele é apenas o líder de pontos (27,1), rebotes (6,8), assistências (5) e roubos de bola (1,5) da franquia nos playoffs. Em apenas uma das 15 partidas jogadas da fase decisiva da NBA, LeBron não anotou pelo menos 22 pontos. Além disso, desde que Kevin Durant ficou com o prêmio de MVP da temporada, o King parece ter começado a jogar ainda melhor. James, que já tem quatro títulos de MVP da NBA, quer provar que ainda não perdeu sua coroa e sonha em ser nomeado o MVP das finais pela terceira vez consecutiva.

Dwyane Wade, que como citado, foi poupado durante a temporada regular, está com fome de bola nos playoffs. Durante a série contra o Indiana Pacers, a final da Conferência Leste, Wade teve uma média de 19,83 pontos por partida. Marca que supera os 19 e os 18,7 de médias que ele teve durante a temporada regular e pós-temporada respectivamente. Mesmo em sua pior temporada em termos de pontuação desde seu ano de calouro, Wade vive seu melhor ano no aproveitamento de arremessos de quadra. Acertando 54,5% dos tiros tentados, o ídolo da torcida promete ser decisivo no momento mais importante do time. Ele, além de grande jogador é um líder e tem passado tranquilidade aos companheiros em momentos complicados.

Porém, o bom desempenho de James e Wade já é esperado. Assim como Ray Allen, Rashard Lewis e Norris Cole devem ajudar na pontuação. Por isso, o grande “X” da questão para o sucesso do Heat nesta final será Chris Bosh. O pivô tem que conseguir jogar diante dos Spurs, que tem um ótimo jogo dentro do garrafão. Se ele conseguir um duplo-duplo de média na série ou, pelo menos, um bom número de rebotes, as chances dos Heat aumentam e muito, já que um dos setores mais fortes do San Antonio é o garrafão com Tim Duncan.

Tudo indica que os fãs de basquete terão mais uma grande série para acompanhar nesta final da NBA. Quem sabe, com sorte para os apreciadores do esporte, não teremos sete jogos outra vez? Temos certeza que será a grande vingança Tony Parker, Manu Ginóbili e Tim Duncan ou a mistificação de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Quinteto titular: Mario Chalmers, Dwyane Wade, LeBron James, Shane Battier e Chris Bosh; - Outros jogadores: Ray Allen, Chris Andersen, Michael Beasley, Norris Cole, Toney Douglas, Justin Hamilton, Udonis Haslem, James Jones, Rashard Lewis e Greg Oden; - Campanha na temporada regular: 54 vitórias e 28 derrotas (segundo colocado na Conferência Oeste) – 32 vitórias e nove derrotas em casa; 22 vitórias e 19 derrotas fora de casa; - Caminho até a final: venceu o Charlotte Bobcats por 4 a 0 (1ª fase dos playoffs); venceu o Brooklyn Nets por 4 a 1 (semifinais do Oeste); e venceu o Indiana Pacers por 4 a 2 (finais do Oeste); - Títulos da NBA: 3 (2006, 2012 e 2013).

Clique aqui e veja mais notícias sobre os esportes americanos no Quinto Quarto.

FOTO: Reprodução/Facebook

Últimas do seu time