Veja se você sabe tudo sobre a última edição da competição

Veja se você sabe tudo sobre a última edição da competição

Corinthians campeão, Vasco decepção, Renato Augusto craque…Será que os números comprovam as conclusões feitas ao final da 38ª rodada do Brasileirão?

Confira algumas das mais curiosas estatísticas da principal competição nacional e veja se você observou o Campeonato Brasileiro nos mínimos detalhes.

Posse de bola

Apesar do sucesso do padrão tático corintiano, a eficiência da equipe de Tite não pode ser comprovada apenas pelo índice de posse de bola.

O campeão neste quesito foi o Atlético Mineiro, com uma média de 55,1% de posse de bola por partida. A lanterna ficou com o rebaixado Goiás, com apenas 43,9%.

O “tiki-taka” do Corinthians resultou apenas na quarta melhor média de posse de bola do Brasileirão, com 52,6%, atrás até do contestado Flamengo (53,5%).

Passes certos

Quando o assunto é a precisão nos passes, os números são ainda mais surpreendentes. Talvez por conta do “efeito Osorio”, o São Paulo foi o time com a melhor média de acerto em passes, com 83,4%.

Já o líder Corinthians foi apenas o sexto colocado entre os 20 clubes participantes, com uma média 80,5% de passes certos.

A pior equipe no quesito foi o Figueirense, que apesar de ter sobrevivido na Série A, registrou o péssimo índice de apenas 72,8% de acerto em passes.

Assistência

Se Renato Augusto é quase unanimidade quando o assunto é o melhor jogador do campeonato, os números privilegiam seu mais fiel escudeiro. Vendido nesta semana ao Tianjin Songjiang, clube do efervescente futebol chinês, Jadson marcou 13 gols e foi o líder de assistências da competição (12).

A estatística é ainda mais impressionante se levado em conta o índice de assistências para finalização, número que independe da pontaria do jogador que recebe o passe. Com 91 assistências, Jadson lidera com folga o ranking que tem como segundo colocado o santista Lucas Lima, com 84 assistências, e ainda foi o segundo que mais cruzamentos acertou, e o quinto em número de passes certos. Para efeito de comparação, Renato Augusto fez cinco gols e deu cinco assistências em todo o Brasileirão.

Finalização

E quem seria o jogador com melhor média de finalizações no campeonato? Ele mesmo, Paolo Guerrero.

Mesmo com um desempenho muito abaixo da média com a camisa rubro-negra, o peruano finalizou 3,5 vezes por partida, número ligeiramente superior ao obtido por Ricardo Oliveira e Lucas Pratto (3,1). Vai entender…

Consegue acertar quem se destacou nos mais variados quesitos no último Campeonato Brasileiro?

Tente a sorte no quiz abaixo!

 

Últimas do seu time